INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS 

Descubra qual é a sua

 

Você também é inteligente

Todo mundo admira aquela pessoa cheia de talento, singular e competente. Podemos observar que as potencialidades são várias, e essas pessoas talentosas existem em muitas áreas do conhecimento e atuação. 

Quando a palavra “inteligência” vem a nossa mente, tão logo pensamos em alguém que conhecemos que se destacou por alguma habilidade notável.

Durante muito tempo, a inteligência foi considerada como única e geral. Porém, o Dr. Howard Gardner (psicólogo e pesquisador ligado à universidade de Harvard) não aceitou essa ideia, e após muitas pesquisas, se tornou o autor de uma nova concepção, conhecida como a Teoria das Inteligências Múltiplas (década de 1980).

O que é a teoria das Inteligências Múltiplas?

A teoria das Inteligências Múltiplas é a constatação de que o ser humano é dotado de vários talentos. Ela não considera apenas uma única e exclusiva inteligência geral, mas sim “as inteligências”.

 

Segundo Gardner, a inteligência está relacionada pelas diferentes oportunidades de estimulações e desenvolvimento, que cada um recebe durante sua vida. Assim como também, depende dos valores da cultura, no qual o indivíduo está inserido.

 

Em certas culturas algumas inteligências são mais valorizadas. Enquanto que em outras culturas essas mesmas inteligências são desconsideradas. 

 

Na visão geral da sociedade, a inteligência é um elemento fundamental na resolução de problemas e também na criação de coisas.

 

Entretanto, Gardner vai além desse propósito, dizendo que todas as inteligências são importantes.

 

Dentro da conjectura das Inteligências Múltiplas, existe um lugar no mundo para cada uma delas.

A DOR DE UMA PAIXÃO

 

Dicas para superar...

SÍNDROME DO IMPOSTOR

 

O medo de ser descoberto

TRANSTORNO DA ANSIEDADE 

As versões diferentes...

Dr. Howard Gardner priorizou à princípio oito inteligências: lógica-matemática, linguística, musical, corporal-cinestésica, espacial, interpessoal, intrapessoal e naturalista.

Inteligência Corporal-Cinestésica

É a capacidade de usar a coordenação no controle do movimento físico.

 

Está intimamente ligada ao conhecimento do corpo.

 

É a pura expressão da emoção numa linguagem corporal, como ocorre com a dança e com a mímica. 

     

Tais pessoas conseguem ir além do limite comum, como é o caso de esportistas, bailarinos, atores...

 

Inteligência Espacial

Pessoas com essa inteligência formam modelos mentais, operam com as imagens no mundo visual ou  espacial.

 

Se trata de uma capacidade peculiar de manipular objetos mentalmente, usando a percepção. Também é útil para recriar elementos, alterando a forma tanto no papel quanto na mente.

 

É uma característica muito comum em pilotos, arquitetos, navegadores...

 

Pode ser tátil, como ocorre na habilidade de escultores e pessoas com deficiência visual.

Inteligência Interpessoal

Envolve a capacidade de desenvolver o bom relacionamento com os outros.

 

Com essa inteligência o indivíduo passa a entender as motivações, desejos e intenções daqueles que estão à sua volta. Essa característica lhe dá notoriedade para agir mais assertivamente com as pessoas.

Essa inteligência habilita um indivíduo a geralmente se dar bem com todos, pois lhe produz um comportamento de equilíbrio perante as relações sociais.

 

Por meio desta potencialidade, uma pessoa saberá como satisfazer as necessidades e expectativas emocionais do outro. Como acontece com os terapeutas, líderes de grupos...

Inteligência Intrapessoal

É a habilidade que permite a própria pessoa se conhecer internamente, analisando suas emoções e sentimentos.

 

Envolve a capacidade para ser verdadeiro e bem resolvido consigo mesmo. Ela é considerada a inteligência mais pessoal.

 

Pode ser reconhecida entre os psicólogos, filósofos, conselheiros...

Inteligência Linguística

Trata-se do uso bem organizado da linguagem, podendo ser representada pela fala, escrita...

 

De modo geral, é a capacidade para se fazer "entender bem" através do uso da linguagem.

     

É a inteligência mais comum entre os poetas, escritores, roteiristas, também jornalistas, vendedores...

 

O uso eficaz dessa inteligência serve para transmitir ideias e convencer os outros. Dentro da nossa sociedade é considerada como uma inteligência tradicional.

Lógica-Matemática

Uma pessoa com essa inteligência se destaca em compreender com mais desenvoltura o raciocínio em sistemas matemáticos, com soluções de problemas, levantamento de questões complexas, envolvendo números e demais elementos matemáticos, incluindo formas geométricas, por exemplo.

É a inteligência associada ao pensamento científico, como também se refere a sensibilidade para ordem, padrões e sistematização.

 

É considerada uma das inteligências mais tradicionais, sendo muito valorizada na sociedade desde a Revolução Industrial.

 

Se faz marcante entre os engenheiros, cientistas, programadores, matemáticos...

Inteligência Musical

É a capacidade para reconhecer diferentes tons, com sensibilidade avançada para ritmos e batidas.

A pessoa com essa inteligência consegue com facilidade discriminar timbres, com um bom senso natural para ritmo.

 

Essa inteligência também pode ser observada junto ao desenvolvimento e manuseio de instrumentos musicais. Os indivíduos com essa inteligência normalmente apresentam boa memória musical.

 

É destacada entre os maestros, cantores, músicos...

Inteligência Naturalista

 

Essa inteligência proporciona um desempenho avançado no reconhecimento, compreensão e organização de padrões da natureza e coisas.

 

É uma característica comum entre os geólogos e biólogos, por exemplo. Por meio dela se reconhece  facilmente a extensa variedade de plantas, animais e componentes do meio-ambiente.

   

Um exemplo histórico de pessoas com essa inteligência foi Charles Darwin – cientista, estudante, autor da teoria sobre a evolução da espécie.

   

A sua inteligência é importante e necessária

Vamos fazer uma tarefa justa:

"Todos sobrem na árvore".

 

As pessoas possuem graus variados de cada uma das potencialidades expostas pelo Dr. Howard Gardner.

 

Ocorre que mesmo após a descoberta de Gardner, a sociedade ainda reduz o ser humano, separando em categorias dos "mais inteligentes" para os "menos inteligentes". Os ditos "inteligentes" são aqueles que se destacam, geralmente por apresentar as inteligências mais tradicionais.

 

Assim, parece que o mundo ainda não está preparado para a teoria das Inteligências Múltiplas que esse brilhante cientista procurou explanar. Dr. Howard Gardner ao apresentar a teoria das Inteligências Múltiplas, sugeriu uma nova visão, menos segregada, e, mais complacente com as diferentes características que temos.

Para Gardner o importante é que todas as inteligências sejam vistas, assim como também valorizadas. 

 

Gardner provou ao mundo que é possível ir além daquilo que já está posto a todos nós a tantos anos, de que é possível olhar para cada pessoa e, observar singularidades.

 

Quando um indivíduo é valorizado por suas características pessoais, consequentemente tem mais liberdade para ser conforme sua natureza, podendo mostrar seu verdadeiro talento.

 

"De nada adianta a liberdade, se não temos a liberdade de errar."

Mahatma Gandhi

Mas, quando o sujeito precisa se moldar para ser conforme aquilo que os outros esperam dele, ele pode entender que é errado ser quem é. Razão pelo qual, existem tantos profissionais inseguros e descontentes com as profissões.

Que um dia possamos viver numa sociedade melhor, mais complacente e amorosa. Enquanto isso não acontece, procure respeitar você mesmo ao máximo que puder. Se os outros não valorizam sua capacidade, então passe você mesmo a se olhar com mais plenitude e inteireza.

 

"Abrindo os olhos" você passa a entender que é possível ser feliz por simplesmente ser você mesmo!

Maria Cristina Santos Araujo

Psicóloga SP - 06/108.975

Endereço: Rua Abílio Soares, 233, 1º andar,        Paraíso - São Paulo - SP 

PSICOLOGA SP -

  • Instagram

ARTIGOS DE PSICOLOGIA

Os artigos aqui publicados representam alternativas para ajudar pessoas a refletir com conteúdo on-line. Porém, o ser humano não se esgota nisto, pois ele é muito vasto em suas possibilidades.

 

As publicações do Site de Psicologia não têm como pretexto substituir uma consulta profissional a um psicólogo, psiquiatra, neurologista, entre outros profissionais da saúde. 

Aviso Legal - Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98

É proibida a reprodução parcial e integral das informações contidas neste site, tanto em internet quanto em qualquer outro meio de comunicação sem autorização da autora, mesmo que citada a fonte.

 

As informações aqui contidas, podem ser utilizadas para trabalhos escolares, sem que sejam republicados na internet.

O site tem por caráter a expressão de conteúdos de Psicologia. No qual, conta a partir da visão da autora que é psicóloga, e não tem por caráter substituir consulta a um profissional da saúde.

Psicóloga em São Paulo: MARIA CRISTINA S. ARAUJO

CRP: 06/108.975

COMO ENTRAR EM CONTATO?

Apenas marcação de consulta e para tirar dúvidas sobre valores. 

Demais assuntos podem enviar mensagem para:

mensagem@psicorientacao.com

Devido ao grande volume de mensagens recebidas diariamente, serão respondidas "apenas aquelas em que eticamente posso auxiliar".

AVISO IMPORTANTE!

Por questão ética e clínica, não faço interferência terapêutica sobre pessoas que "não são meus pacientes". Espero que você entenda. Um grande abraço!

PSICÓLOGA SP: MARIA CRISTINA S. ARAUJO

CRP: 06/108.975

PSICÓLOGA SP: LILIAN VIEIRA N. LIMA

CRP: 06/39.533

"Abrindo os Olhos"

em breve

Podcast de Psicologia

Com assuntos interessantes

POLÍTICA DE PRIVACIDADE 

20/02/2021

Dados do responsável técnico

Maria Cristina Santos Araujo é psicóloga registrada pelo Conselho de Psicologia do estado de São Paulo (CRP: 06/108.975).

Nesse momento está trabalhando on-line devido a pandemia de covid-19. Sua presença no consultório presencialmente ocorre em casos específicos. Proprietária da empresa: CLÍNICA DE PSICOLOGIA SINGULARIDADE LTDA. – Inscrita no CNPJ 34.929.022/0001-52 – Endereço: R. Abílio Soares, 233, CONJ 11, Paraíso, São Paulo – SP, CEP 040005-000  

 

 

Tipo de informação coletada

  • Arquivo o seu e-mail somente quando você o adiciona no site voluntariamente, através do envio de mensagem por meio do formulário. O arquivo poderá servir futuramente para divulgação de meus trabalhos. Caso o cliente não tenha interesse, pode deixar registrado que não deseja receber e-mails da minha parte.

  • Além disso poderei utilizar ferramentas para medir e coletar informações de navegação, incluindo o tempo de resposta das páginas, tempo total da visita em determinadas páginas, informações de interação com as páginas. A tecnologia utilizada é o Google Analytics. As informações coletadas são utilizadas para melhorias do site, para criação de conteúdos que melhor atendam o público interessado nos mesmos. 

  • O site é hospedado na plataforma Wix.com. A plataforma online me permite apresentar serviços para os interessados. As suas informações podem ser armazenadas no banco de dados do Wix.com. O Wix.com armazena as suas informações em servidores seguros por firewall. O Wix.com está em conformidade com as regras do PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standards (PCI DSS) e é reconhecida como fornecedor nível 1.

Comunicação com os visitantes do site

  • O método de comunicação com o cliente é por meio de e-mail, quando a solicitação do mesmo é possível de ser realizada. Isso ocorre devido ao número de mensagens recebidas diariamente serem elevadas.  O WhatsApp é utilizado apenas para marcação de consulta e para tirar dúvidas sobre serviços.

 

  • A profissional aqui mencionada não pode fazer interferência terapêutica em pessoas que não são pacientes.

Alteração desta Política de Privacidade

O conteúdo desta Política de Privacidade pode ser alterado conforme a necessidade legal da lei ou outros requisitos de cunho jurídico. Sendo dever do cliente observá-lo sempre que efetuar o acesso à plataforma.

  • Pinterest