SOLIDÃO

Como lidar com o medo de ficar sozinho?

 

O que é a solidão?

 

Sabe aquela sensação de vazio acompanhada de tristeza que invade a alma? Talvez você já tenha sentido a solidão de estar sozinho: tanto consigo mesmo quanto com a ausência de outra pessoa.

 

A solidão é bem assim: "Há momentos que traz tristeza, outros calmaria".

Muitas pessoas estudam, trabalham, cuidam das suas próprias vidas, e, acabam não deixando espaço para que outros venham a estar ao seu lado, mas não se sentem sozinhas. Apenas escolheram viver assim, e, está tudo bem com elas.

 

Porém, há aquelas que vivem rodeadas de afeto e carinho, mas se sentem sozinhas.

 

Pessoas que se sentem sozinhas no relacionamento

 

Em restaurantes, por exemplo, vemos hoje famílias, com cada membro conectado em seu celular, sem desfrutar da companhia, do lugar, da comida. Nos remete a ideia de que eles na verdade "não estão ali".

Parece que viver em sociedade, está produzindo cada vez mais solidão.

 

Mesmo que próximas, as pessoas não fazem questão da presença das outras. Assim, não se desenvolve  laços afetivos, ficando comprometido o vínculo.

 

Hoje, diante de tantas possibilidades tecnológicas de estar na presença do outro, o homem está solitário, sofrendo os efeitos de sua própria criação.

DEPRESSÃO

 

Como vencer?

SÍNDROME DO IMPOSTOR

 

O medo de ser descoberto

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE 

DEPENDENTE

Conceito

Sentir solidão mesmo estando rodeado por pessoas

Se o sujeito não está inteiro frente ao contato com outro, ele pode estar rodeado de pessoas, mesmo assim, sentirá a solidão.

 

Quando uma pessoa se afasta dela mesma, por consequência não estará por inteiro nas relações sociais também.

Dentro dessa conjectura, uma pessoa pode estar no meio de outras que goste dela, mesmo assim, não fará um contato eficiente que a  transformará, e, ela se sentirá sozinha. A solidão vem de dentro da pessoa e não de fora.

Solidão que fere, é daquele que se separa dos demais, que vive todo momento fechado, que se recusa a interagir e a amar.

 

Essa solidão tão marcante, produz sensação de vazio. Alguns problemas psicológicos advém disso, por exemplo, a depressão.


A maior solidão é a do homem preso em seu castelo, que não dá ao mundo o que tem de melhor como carinho, amizade, afeto. Por outro lado também, não recebe nada.

O que o medo de ficar sozinho pode fazer com você

em relação ao amor

Solidão - Psicologia

 

Emendando uma relação na outra para não ficar sozinho 

Algumas pessoas falam assim: “Não consigo ficar sozinha”, "Sinto um medo de não ter ninguém". Entretanto, o indivíduo com medo da solidão, pode emendar uma relação na outra, pois sente ameaça e insegurança por não ter alguém por perto.

Para se recuperar de um coração partido é preciso ficar sozinho

Mas, se não se permitir ficar sozinho, também não se experimentará a perda por inteiro do parceiro amoroso. Assim, não favorece o contato com a possibilidade de consolo e recuperação.

 

Com isso, se vai acumulando uma série de situações mal resolvidas dentro de si mesmo, até que um dia precisará encará-las todas.

 

"Fui um homem afortunado na vida: nada me foi fácil."

Freud

Estar num relacionamento para não ficar sozinho é estar sozinho

As situações existem para serem vividas. Quando alguém faz uso de um relacionamento para não ficar sozinho, está evitando encarar a si mesmo e a vida.

Existem pessoas que reclamam de que o parceiro é muito quieto, não há troca, não há diálogo - ocorrendo um descontentamento na relação. Isso, não é benéfico, porque quando se está envolvido com alguém, é preciso de interação.

Você já percebeu, por exemplo, que quando tenta evitar algum assunto, ele ainda existe?

Quando enfrentamos aquilo que nos incomoda, estamos fazendo contato com a realidade, que é o início do amadurecimento e do fortalecimento. Entrar em contato com o "aqui e agora", nos leva a um viver mais significativo, favorece a expressão e o enfrentamento das coisas que nos aflige. 

 

É assim que acontecem as repetições de muitas histórias na vida dessas pessoas, ocasionando o medo de ficar sozinho, tristeza e outras dores.

A pior solidão é a de quem não tem a si mesmo

Solidão - Psicologia

 

A solidão de não ter a si mesmo

Dentro do peito uma aflição surge e depois se esconde, um nó na garganta às vezes aparece. E, você sente que seu semblante está denunciando para todos, como você está solitário? É isso que a solidão faz.

 

Viver sem a própria companhia, significa estar afastado de quem você é de verdade. E, assim, se estabelece interiormente certa vulnerabilidade e insegurança.


O medo de ficar sozinho, não surge do nada. Ele se torna o resultado das vivências do sujeito, em conjunto com o estilo de personalidade que ele tem.

Solitude - o isolamento necessário

 

Os momentos de solidão podem proporcionar um encontro mais profundo na relação amorosa.

 

Quando o indivíduo consegue ficar bem consigo, mesmo sozinho, quando ele está com um parceiro essa sua inteireza permite que ele faça um contato mais profundo com o outro, acontecendo o "encontro". 

 

Você já deve ter conhecido pessoas que mesmo vivendo uma relação duradoura ainda dizem: "É como se eu estivesse sozinho." Algo acontece nessa relação para que os envolvidos não se sintam integrados naquela convivência, você concorda?

 

Desta forma, a solidão possibilita a possibilidade de ampliar a relação. Porém, aqui se refere a solidão benéfica, que nada corresponde a uma fuga, defesa e egoísmo de ficar sozinho.

A solidão positiva aqui colocada, se trata daquela em que o indivíduo se aquieta por alguns instantes em seu canto, para experienciar seu mundo interno, suas convicções, pensamentos, sentimentos e elaborar algumas coisas.

 

Porém, quando esse sujeito que sabe viver sua solidão retorna para a relação, ele está mais consciente e aberto para fazer um bom contato com o parceiro. 

Você sabia que a solidão pode ser uma oportunidade para que o indivíduo tenha mais ideias? Até mesmo pode fazer surgir nos momentos mais solitários: elementos de autoconhecimento, reflexões importantes, saídas para os problemas.

Como viver melhor as relações sociais?

É possível aproveitar mais a presença das pessoas, quando o indivíduo já dispõe da boa companhia de si mesmo.

Adversidades toda relação tem, porém, a forma que cada um trabalha com a diferença do outro, dependerá de como lida consigo mesmo.

Vencendo o medo da solidão

Solidão - Psicologia

 

Separe um momento para desfrutar da sua companhia

Procure ficar alguns momentos sozinho.

 

Ficar em companhia de si mesmo lhe poderá ser produtivo, quando usado para se conhecer melhor e fazer as coisas que mais gosta. 

Há coisas que são vistas em meio a solidão, que não apareceriam em outro momento.
 

Enfrentar a dor de ficar sozinho, poderá significar crescer e se desenvolver.

Como lidar melhor com você mesmo?

Procure focar sua atenção nas coisas que está fazendo, principalmente quando estiver gostando e sentindo satisfação. Procure se conectar com as coisas, com o mundo e com as pessoas. Esteja inteiro naquilo que você faz.

 

Não procrastine seus problemas, faça algo à respeito. Sinta internamente que você pode contar com você mesmo.

 

Seja presença e esteja presente em suas atitudes. 

Enfrente sua solidão para se fortalecer

Enfrentando a solidão, você verá que muita coisa daquilo que pensava pode não ser exatamente como esperou.

Você sabia que a solidão é importante

para relacionamento amoroso?

Mesmo que com medo, olhe para dentro de você, num momento bem íntimo, quando você sentir no coração. Respeitando seu próprio tempo, faça contato com sua singularidade. Você perceberá que existe vida dentro de você, desejos, sonhos, qualidades, esperanças.

 

Às vezes, ficamos tão longe da nossa genuína constituição, que nos esquecemos que lá no fundo existe uma pessoa que "pensa e sente".

 

A vida é assim: durante muito tempo cada sujeito recebe mensagens do ambiente, dizendo para fazer certas coisas e para pensar certas coisas. A correria para cumprir com prazos e aspirações que são atribuídas a ele, o negligência daquilo que o faz feliz, levando a uma vida de solidão e dor. Então, faça diferente daqui para frente!

"Abrindo os olhos" você deixa de teorizar o que é viver, para então experienciar seus dias!

Maria Cristina Santos Araujo

Psicóloga SP - 06/108.975