A ESCOLHA DA PROFISSÃO

Não tenha medo de escolher

Com a chegada da adolescência o jovem caminha sentido à construção de sua identidade. 

No momento de escolher uma carreira, normalmente está passando pela fase da adolescência. A adolescência é um processo marcado por mudanças cognitivas, físicas e sociais. É conhecida também por representar um período de crises e conflitos.

Além de ser um momento de transição, a adolescência também precisa ser compreendida em paralelo ao período histórico, no qual esse jovem está vivendo.   

O jovem é aquele que tem pendências, principalmente com decisões a serem tomadas, a escolha da profissão é uma delas, e isso pode o angustiar.

 

Por outro lado, a sociedade também espera dele uma postura de maior responsabilidade, gerando muitas vezes, uma pressão interna; pois hora é tratado como uma criança, e hora é esperado dele atitudes mais adultas. 

 

A família é uma referência, e o influenciará no momento de escolher a profissão.

 

Existem pais que sabendo disso preferem deixar o filho muito solto, não querendo interferir na escolha da profissão.

 

Já ouviu dizer que o equilíbrio é melhor do que os extremos? 

Pois bem, deixar que o jovem faça a escolha sozinho - sem interferir - também pode ser angustiante para ele, podendo se sentir nessa hora desamparado.

A ESCOLHA DA PROFISSÃO - Sucesso na Carreira

 

Dicas importantes...

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - O que é?

É um processo que poderá evitar erros. Saiba mais...

A ESCOLHA DA PROFISSÃO - A influência familiar

Veja como os pais podem ajudar...

O ideal é que os pais não sejam invasivos demais. Entretanto, é preciso que mostrem suas opiniões, para que esse jovem tenha uma referência, um contraponto, nem que seja para se opor e dizer "não".

O jovem também pode se sentir perdido, por não saber o que fazer, em função disso, o ideal é que tenha uma família que o ajude a buscar informações. 

 

Medo e insegurança podem surgir, pois para alguns jovens é a primeira vez que enfrentarão uma mudança tão radical.

Como acontece a Orientação Profissional em Grupo?

 

 

Alguns jovens relatam sentir aflição, porque percebem que já estão cada vez mais próximos de se tornarem adultos; não sabendo muito bem como serão as coisas daí para frente.

Em meio ao conflito, o jovem pode tomar a decisão errada, principalmente se ele estiver com muito medo. A função da sua escolha profissional então, tenderá para a sua sobrevivência, mas não garantirá sua satisfação.

Por essa razão, é importante o diálogo com a família e amigos mais próximos, não deixando de lado o auxílio de um profissional especializado que trabalha com Orientação Profissional. No meu consultório, por exemplo, chego a chamar os pais para uma conversa, se percebo que isso facilitará o processo. 

Quando a Orientação Profissional é feita em grupo, facilita que o jovem encontre com outros iguais a ele; reduzindo a tensão interna. Compartilhar os sentimentos, as incertezas, as dúvidas, ajuda o jovem a perceber que não está sozinho, e isso é gerador de apoio, além de reduzir a angústia. Possivelmente propicia o desenvolvimento do auto suporte, que é tão importante para a vida.

Por que é difícil escolher uma profissão ideal?

"carreira sucesso, sucesso profissão, orientação profissional e de carreira, orientação vocacional profissional, orientação profissional sp, orientação vocacional sp,  orientador profissional, orientador profissional sp"

Como sou influenciado?

Há um movimento mundial onde as pessoas sentem que "não podem perder tempo". Assim, o nosso jovem se vê impelido a agir de igual forma, se tornando ansioso.

Sozinho em seu universo, muitas vezes ele sofre. Sua família o percebe quieto algumas horas ou nervoso (sem razão aparente).

Também existe um número vasto de profissões e cursos, que dificultam a escolha. 

 

Considere outras coisas importantes

Ainda que diante de várias opções, é preciso que ele faça uma leitura das próprias condições econômicas e trace um projeto (como fará para alcançar esse ideal). Alguns jovens desconsideram isso, e se frustram mais lá na frente.

Diante dessas condições, há expectativas tanto dele quanto da família, assim como necessidades que precisam ser consideradas.

A escolha profissional é:

"Um resumo do que o jovem viveu até agora, também daquilo que deseja para seu futuro."

Maria Cristina S. Araujo

Acontece também do jovem ter que bancar o próprio estudo durante o período da faculdade, sendo isso um fator importante, que impacta no momento de escolher o curso.

Além disso, vivemos constantes mudanças no mundo do trabalho, com o surgimento e extinção de algumas profissões. 

Aprenda a lidar com a ansiedade

na hora de escolher a profissão

Escolher uma carreira, envolve um certo valor financeiro e emocional, no qual o jovem não quer errar. Em situações recorrentes de consultório, percebo que quanto mais ele idealiza isso, mais ansioso fica.

Para amenizar a ansiedade, é interessante que passe a compreender que: começar a faculdade é apenas o início da sua bagagem profissional, onde depois terá muita coisa para agregar. Inclusive dentro de um curso podem haver muitos caminhos. Assim, várias pessoas descobrem o que querem seguir, durante a faculdade. Contudo, nada garante que depois de alguns anos, uma mudança de profissão não aconteça.

 

As transformações e o crescimento continuam no decorrer da vida. Por esta razão, o jovem não precisa entrar em sofrimento devido a carreira que está escolhendo agora, pois esta tende a se modificar assim como ele. 

 

Dessa forma, como psicóloga, eu também busco auxiliar o jovem: a se preparar cada vez mais para enfrentar as transformações sociais e as situações da vida.

 

Vivenciar o processo de Orientação Profissional, também envolve o desenvolvimento da flexibilização e do autoconhecimento.

Como fazer escolhas conscientes?

A escolha da profissão começa quando você se olha

 

Cabe ao jovem olhar para dentro de si e analisar o caminho que quer seguir. Porque é ele quem enfrentará as dificuldades da profissão e os desafios que normalmente surgem.

É importante que o jovem seja muito honesto consigo mesmo. Olhe para suas aptidões, para o que gosta de realizar e também faça uma analise do mercado de trabalho.

Sem motivação para exercer a profissão, torna-se tudo mais trabalhoso, cansativo, por vezes até doentio.

Quando a família e o jovem não entram num acordo, o ideal é procurar uma ajuda profissional.

A influência do dinheiro na sua escolha profissional 

 

Optar por uma escolha profissional baseada apenas no dinheiro, pode não ser tão satisfatório, anos após anos exercendo uma atividade que não se identifica. Assim, como também é importante poder se estabelecer financeiramente por meio da sua carreira.

Tem uma coisa que é maravilhosa no atendimento à jovens que é a espontaneidade.

 

Acho uma graça quando os jovens me dizem que querem uma profissão onde eles possam ganhar dinheiro, e aí eu questiono: "Que tal ganhar dinheiro e ser feliz?" E, eles costumam rir muito.

A curiosidade dos orientandos é muito importante para o processo de Orientação Profissional. Por esta razão, aconselho o jovem fazer muita pesquisa, do curso, das matérias, da instituição, de si próprio. Quanto mais curioso, mais dados, mais informações - maior consciência. 

"carreira sucesso, sucesso profissão, orientação profissional e de carreira, orientação vocacional profissional, orientação profissional sp, orientação vocacional sp,  orientador profissional, orientador profissional sp"

Qual é o medo do jovem que o impede

de fazer uma boa escolha profissional?

 

O medo do jovem é escolher errado e viver infeliz para sempre.

O jovem não precisa achar que "escolher uma carreira agora" implicará para "sempre" a forma que será sua vida. Pois, até o final da nossa existência, estaremos com certeza fazendo muitas escolhas. Assim, a escolha da profissão é apenas uma delas.

A todo momento, o profissional já formado pode ir agregando coisas ao seu desenvolvimento profissional. Ele estará em plena mudança. Inclusive, com mais maturidade, ele pode querer um dia mudar de carreira, buscando um novo projeto que o satisfaça. Todo mundo é livre para buscar coisas melhores, isso é viver.

 

Entretanto, é ideal que o jovem seja responsável para escolher aquilo que mais o fortalece enquanto ser humano. Para que assim possa ter estabilidade, crescimento profissional e saúde.

No contexto atual, a Orientação Profissional e Carreira é procurada por pessoas que precisam tomar uma decisão, no qual sozinhas não estão conseguindo fazer. 

"Abrindo os olhos" você percebe que quanto mais se esforça, mais coisas boas podem acontecer! 

Maria Cristina Santos Araujo

Psicóloga SP - 06/108.975