A ESCOLHA DA PROFISSÃO

Sucesso na carreira

Se dando bem na escolha profissional

O ato de exercer uma ocupação, não é apenas um conjunto de fazeres, no qual se visa atingir um objetivo, pois, trata-se de um elemento fundamental da existência humana.

 

É também, por meio do trabalho, que o indivíduo se expressa, cria, age, cresce, se relaciona.

 

Hoje as pessoas têm mais liberdade para optar por uma profissão, também existe a Orientação Profissional e Carreira que poderá auxiliar nesse caminho.

Diante da escolha, o jovem não pode "abrir mão" de tentar encontrar a profissão que lhe fará bem. Para isso, ele precisa fazer contato com seu mundo interno e também avaliar as particularidades do meio em que vive. 

Pessoas mais satisfeitas com suas profissões são aquelas que geralmente se dão bem. Pois, são criativas, se reinventam, se diferenciam e têm ânimo para enfrentar os desafios. Além de que, estão mais propensas a devolver para a sociedade um trabalho mais qualitativo.

 

A função do autoconhecimento na escolha profissional certa 

Quando um jovem tem o autoconhecimento, ele começa a fazer um contato mais íntimo com suas necessidades. Fantasias e outros aspectos que iludem, tendem a ficar diminuídos, resultando em escolhas mais assertivas e prazerosas.

Quantas vezes você já foi pego de surpresa, acreditando que estava certo, mas não estava?

Quando uma pessoa tem o autoconhecimento, a consciência é maior sobre seus objetivos e atos. Inclusive suas atitudes são pautadas em necessidades reais. Enquanto, que sem o autoconhecimento, as decisões podem ser pautadas por meio do medo e da ansiedade.

Uma pessoa que se conhece muito bem, é capaz de avaliar as coisas com mais compreensão e precisão.

 

Saber dosar os pontos fortes e fracos também é fundamental, para auxiliar o profissional a galgar resultados maravilhosos, e isso, também acontece por meio do autoconhecimento.

Podemos dizer que: ter saúde, viver bem e se desenvolver, é o objetivo da maioria das pessoas que tem autoestima.

A ESCOLHA DA PROFISSÃO 

Não tenha medo de escolher

A ESCOLHA DA PROFISSÃO - A influência familiar

Veja como os pais podem ajudar...

A ESCOLHA PROFISSIONAL DO JOVEM 

Como fazer dar certo...

Mas, dentro desse caminhar, é importante que o indivíduo faça contado com seu verdadeiro "eu". O autoconhecimento é crucial na escolha profissional de sucesso. 

Bohoslavsky (1993) expoente de uma das teorias mais importantes da Orientação Profissional, relata por exemplo, que dentro do processo de escolha profissional do jovem, seja explorado temáticas sobre o universo das profissões, porém sem deixar de lado a explanação do autoconhecimento.

Para esse autor, uma escolha que não é pautada no próprio sujeito o conduz a uma alienação.

Orientação Profissional e Carreira

a sabedoria de fazer escolhas 

O sucesso na escolha da profissão

 

 

Como orientadora profissional, procuro conduzir o jovem a conhecer mais profundamente a profissão de seu interesse, mas também, faço uso de outras frentes. Abordo temas que explorem as características das áreas de interesse, os cursos, desenvolvimento das tarefas, salário, locais de trabalho, mercado, requisitos, entre outros.

 

Além disso, são discutidos temas que envolvem as dificuldades da escolha, o conhecimento da personalidade, dinâmica do sujeito, conflitos internos, habilidades, desejos, compreensão do meio social em que está inserido, oportunidades de carreira...

O trabalho no consultório de psicologia, tem como tarefa promover com o orientando uma troca de experiências, para que ele consiga refletir e se organizar dentro do seu próprio processo.

 

A Orientação Profissional e Carreira visa desta forma, olhar para a trajetória da pessoa, ajudando a esboçar no papel os caminhos que ela precisará percorrer, para transformar em realidade o sonho tão esperado.

 

Esse trabalho é voltado para aqueles que acreditam na possibilidade de ter uma vida profissional com qualidade, mas que também não deixam de lado o seu próprio sustento. 

 

 

  

 

Na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes.

Ayrton Senna 

Como alcançar a escolha da profissão ideal?

O sucesso na escolha da profissão

 

 

O jovem é aquele que está em busca de uma carreira, mas que não sabe na maioria das vezes como encontrar esse caminho e, certamente seria de grande oportunidade que todos tivessem acesso a uma Orientação Profissional.

O sucesso na carreira anda lado a lado com o autoconhecimento.

 

Porque com o autoconhecimento o indivíduo consegue se ver,  identificando com mais facilidade as aptidões, as necessidades e os desejos. Ao mesmo tempo em que lida melhor com as propensões do meio, fazendo uma leitura assertiva daquilo que é preciso fazer, e isso, pode refletir no sucesso da carreira profissional.

Encontrar a profissão ideal para si mesmo é um alegria, mas antes é preciso que o jovem alcance o conhecimento de si mesmo e da realidade que o cerca.

"Abrindo os olhos" você sonha, encontra e conquista!"

Maria Cristina Santos Araujo

Psicólogo SP - 06/108.975