ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O que é?

O que é a Orientação Profissional?

É um processo que auxilia o jovem a encontrar sua carreira profissional. Ocorre em encontros semanais, sendo no total entre 8 à 12 sessões. O orientador profissional é aquele que pode utilizar vários materiais para fazer esse trabalho. 

 

Escolher a profissão que você vai seguir nos próximos anos é algo maravilhoso!

Trabalhar naquilo que é mais parecido com você seria o ideal. 

 

Muitas pesquisas relatam que o trabalho realizado sem motivação, pode levar a quadros clínicos, mesmo em pessoas saudáveis, que nunca tiveram nenhum problema.

 

Não devemos desconsiderar o fator “dinheiro”, mas também não podemos deixar para traz quem somos, o que gostamos de fazer, nossas aptidões, interesses, valores...

É importante ressaltar, que estar diante da decisão não é tarefa fácil, pois, existem influências pessoais, sociais, econômicas, além da imensidão de cursos disponíveis - que impactam no momento da escolha.

Devido se tratar de um momento de conflitos, muitas pessoas procuram um orientador profissional.

 

A Orientação Profissional se trata de um processo que considera todos os aspectos mencionados acima, com o intuito de que o jovem faça a escolha mais certa para ele.

A escolha certa é aquela que é geradora de satisfação pessoal.

O preciso que é preciso para fazer uma boa escolha profissional?

A ESCOLHA DA PROFISSÃO - A influência familiar

Veja como os pais podem ajudar...

COMBATENDO O ESTRESSE NOS ESTUDOS 

Ativa a memória e facilita o processo de aprendizagem. Dicas...

A ESCOLHA DA PROFISSÃO - Sucesso na Carreira

 

Dicas importantes...

Não dá para escolher uma profissão, no qual se passará boa parte da vida exercendo, sem ao menos conhecer a si mesmo.

 

A carência do autoconhecimento pode levar a uma escolha errada, e lá na frente ocasionar gasto de energia, gasto de dinheiro, gasto de tempo - resultando numa tristeza frente ao que poderia ter sido feito e não fez.

Quanto mais o jovem se conhece, mais tranquila é a escolha profissional dele. Pois consegue responder com mais harmonia e segurança questionamentos que permeiam a escolha da profissão como:

 

  • Quem eu sou?

  • Quais são os meus valores, e o que realmente é importante para mim?

  • Como é minha habilidade?

  • O que faço bem e com facilidade?

  • O que me dá satisfação ao realizar?

Todo ano no Brasil, muitos jovens entram em cursos e saem antes da conclusão.

 

Conheça os principais motivos de desistência do curso superior:

  • Não conhecer bem o curso;

  • Falta de interesse pela profissão;

  • Questão econômica;

  • Escolher o curso mais fácil.

Como saber se minha escolha profissional está certa? 

O que é orientação profissional

   

Como o jovem percebe que fez uma boa escolha?

O jovem percebe que fez a escolha certa quando se sente curioso, quando estudar não lhe é um fardo difícil de enfrentar, quando olha para sua escolha e se sente orgulhoso e com vontade de exercê-la.

 

Uma boa escolha profissional é aquela que afirma ao jovem quem ele verdadeiramente é, que fortalece seu valor, que apoia sua autoestima, que lhe desperta felicidade e lhe traz a sustentabilidade que precisa.

      

A escolha certa é aquela que mesmo diante das matérias mais complexas, as mesmas não se tornam obstáculos - o fazendo desistir do curso.

É necessário que o jovem seja sincero quanto aos seus objetivos. O mundo já está repleto de talentos desperdiçados, de pessoas capazes, mas que não sabem o valor que têm, de vagas no aguardo de profissionais éticos, flexíveis, criativos e técnicos.

É preciso coragem para ter sucesso

 

O jovem precisa estar disposto a lutar pelo direito de se tornar quem ele quer ser, mas sem desconsiderar o bom senso e as pessoas que mais o amam.

 

Para aqueles que têm medo de escolher a profissão ou estão com muita dúvida, existe o processo de Orientação Profissional. Cuja proposta é de auxiliar o jovem a fazer a escolha mais apropriada, que com isso, não passe anos de sua vida sofrendo, até perceber o que realmente gostaria de ter feito, mas não fez.

Não é fácil principalmente ser o primeiro profissional da família, em determinada área, por exemplo. Ter que desbravar o mundo sozinho, com muita consciência e audácia, é para aqueles que tem coragem. 

O sucesso é o que ocorre na vida daqueles que tem persistência e não desistem no primeiro obstáculo.

   

Orientação Profissional em Grupo

A Orientação Profissional feita em grupo, possibilita ao jovem a oportunidade de ver outros iguais a ele, passando pela mesma situação. E, a partir disso o jovem não se sente tão sozinho.

No grupo muita coisa acontece, os jovens estreitam as amizades, se apoiam, se ajudam, compartilham informações, dão sugestões.

Falar sobre a escolha profissional, também envolve falar sobre si mesmo, contar sua história, e nesse momento muitos assuntos podem surgir.

 

Para aqueles jovens mais indecisos, e que precisam de um trabalho bem aprofundado, o ideal é que a Orientação Profissional seja feita de forma individual.

Qual é o problema de desistir no meio do caminho?

 

 

Quais as implicações de mudar de curso? 

 

Sempre que atendo grupos, essa é uma questão que é levantada.

 

Os jovens ficam apreensivos porque tem medo de um dia não se interessarem mais pelo curso.

 

Uma coisa é escolher o curso errado e desistir. Outra coisa é a pessoa no desenvolvimento da vida, mudar sua visão, espelhando isso na profissão, que não mais se encaixa dentro das suas necessidades, precisando avançar ainda mais. O desenvolvimento do profissional a todo tempo é permitido e necessário, mesmo que ele tenha que adquirir outros conhecimentos.

 

Eu falo para os jovens que atendo, que a escolha da profissão, pode ser alterada a qualquer hora, porém, deve ser um ato de reflexão e não de impulso, assim como sua escolha precisa ser a mais consciente possível. 

Desistir de um curso no meio do caminho pode implicar em problemas familiares, desgaste emocional e prejuízo financeiro.

Se o jovem realmente estiver consciente da escolha errada, o ideal é pensar em novas possibilidades, porque insistir em algo que não se identifica poderá levá-lo a problemas maiores no futuro. 

A Orientação Profissional te mostra a profissão a ser seguida?

A Orientação Profissional facilita a criação de um campo, onde o jovem possa se sentir mais confortável para escolher, sendo assim, a responsabilidade é totalmente dele.

A Orientação Profissional visa ajudar o jovem a aprofundar o autoconhecimento, o conhecimento das carreiras profissionais, os meios para se chegar até ela, entre outros.

 

O trabalho de Orientação Profissional é pautado em cima de dados concretos e atuais, visando proporcionar uma escolha mais assertiva. sendo assim, não deve ser sugestiva.

Seja Forte!

Não tema ao fato de escolher a profissão, mas sim de jamais escolhê-la.

Maria Cristina S. Araujo

Escolher rápido demais pode levar ao erro

Muitas vezes, o jovem acaba fazendo uma escolha rápida, e acaba por não pesquisar sobre o curso, quais as matérias que ele precisará estudar, muito menos considera suas habilidades e interesses.

 

Alguns jovens com anseio de passar no vestibular e não perder o ano, entram em qualquer curso, podendo ocasionar a desistência. A ansiedade infelizmente é um fator que não o leva para a escolha adequada.

Muitos jovens procuram a Orientação Profissional quando já estão quase no momento do vestibular. É importante não deixar para última hora, pois fazer com tempo suficiente para ir amadurecendo a ideia é mais ideal.

 

Também não é conveniente apressar esses passos, levando uma criança de dez anos, por exemplo, para fazer um orientador profissional.

       

Como acontece a Orientação Profissional?

O que é orientação profissional

       

Na Orientação Profissional são feitas algumas atividades para que o jovem vá refletindo e avaliando aquilo que mais se parece com ele.

É feito todo um trabalho de conscientização. Dentro das atividades há muita conversa, pesquisa sobre o mercado de trabalho, rentabilidade, como é exercer aquela função...

O orientador é aquele que vai escolher o material a ser utilizado baseado nas características do jovem, e perante aquilo que acredita ser ideal dentro da abordagem psicológica que segue.

A Orientação Profissional tem começo, meio e fim. É bastante procurada - face o grande número de profissões - que há hoje em dia.

Infelizmente nossa sociedade às vezes deixa de apoiar o jovem, e ao invés da escolha profissional ser um fato marcante e feliz, torna-se um momento de difícil enfrentamento, onde ele muitas vezes, precisa lutar para ter sua vontade respeitada.

 

Cabe aos pais e a escola dar apoio nesse período de tantas dúvidas.     

Mesmo a Orientação Profissional mais bem feita, não impede que o jovem anos lá na frente escolha uma outra carreira. Pois, o ser humano é aquele que está em constante transformação, e a mudança faz parte dessa evolução. 

Muitas pessoas perguntam: "Quando é o momento certo de buscar ajuda?"

Tenha calma!

 

A vontade de se tornar um verdadeiro profissional, nada é sem a determinação e a preparação.

Maria Cristina S. Araujo

 

Acredito que quando a dúvida, a angústia e até mesmo a ansiedade tomam conta, e o jovem se sente bem perdido, esse é o momento de buscar ajuda.

"Abrindo os olhos" aparece o autoconhecimento, te mostrando que você é o resultado das escolhas que faz!

Maria Cristina Santos Araujo

Psicólogo São Paulo - 06/108.975