AUTOCONFIANÇA

Análise do filme: Um sonho de liberdade

- Não é spoiler

"A pessoa consciente é uma pessoa completa"

Fritz Perls

 

Uma reflexão daquilo que sentimos

Há momento na vida em que olhamos ao espelho e vemos refletido em nós perguntas sobre: "Quem somos?" 

 

Uma aflição no peito, um nó garganta e uma vontade de chorar, às vezes tomam a vez. Quem já não se sentiu assim algum dia?

Um sonho de liberdade é um filme emocionante, que retrata o sentimento de totalidade, que pode ser sentido com mais inteireza por aqueles que já vivenciaram situações de abatimento, injustiça e traição.

 

Não é fácil viver sofrendo, porém, a esperança está em acreditar que a vida pode mudar. Contudo, é importante que o indivíduo seja atuante dentro do papel de "responsável por si mesmo".

O filme: "Um sonho de liberdade" 

No filme, Andy Dufresne (Tim Robbins) é condenado a prisão perpétua, por ser acusado pelas mortes de sua esposa e também do amante dela. Embora, não tenha cometido isso.

 

No presídio, ele cumpre a pena injustamente durante dezenove anos. Lá ele faz amizade com Red (Morgan Freenman) e outros.

 

O presídio é um local onde ele sofre brutalidades, e, conhece o verdadeiro "horror". Totalmente diferente da vida de sucesso, de um jovem banqueiro que levava. Contudo, o personagem se adapta à nova situação, mas não perde a esperança de provar sua inocência.

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE PARANOIDE

 

Pessoas desconfiadas...

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE 

ANTI-SOCIAL

Conceitos importantes...

TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO

 

Diferentes formas de TOC

A grande lição do filme

Um sonho de liberdade - conta uma história de superação, esperança e autoconfiança, que serve de exemplo para todas as pessoas que nesse momento estão pensando em "desistir".

Andy Dufresne é um personagem que luta momento a momento para mudar a sua história, e enfim,  encontrar à liberdade.

 

É um filme inspirador e cheio de preceitos morais, que nos mobiliza a fazer contato com nossos sentimentos mais internos - através da incessante busca do personagem.​

Características da personalidade

que ajudam a seguir em frente

      

A autoconfiança de Andy Dufresne - a característica que existe em cada um de nós

 

Com inteligência, audácia e persistência, ele age incansavelmente para mudar o seu destino. 

Inicialmente no filme, ele já procura ganhar a confiança dos dirigentes da penitenciária.

 

Mesmo arriscando sua vida, ele começa a mostrar seu conhecimento sobre finanças, junto ao oficial mais perverso de lá, a fim de disponibilizar o seu trabalho, e assim, conquistar outras coisas. Aos poucos Andy ganha a confiança de oficiais e também do diretor do presídio.

Mesmo obtendo algumas regalias, diante do novo cenário, ele não perde de vista o seu foco: alcançar a liberdade.

Ocorre que algumas pessoas apresentam falha na autoconfiança. Podendo ser reação de defesa, resultante da interação com o campo. No exemplo do filme, o personagem não se deixa abater e persiste, mesmo tendo pouca chance de sucesso. 

 

Condenado e sem perspectivas, Andy sabe o que precisa fazer. Diante dessa situação, muitos se perdem, porque ficam tão presos no medo e no problema, e assim não alcançam a saída da situação difícil. 

Durante sua estadia na prisão, Andy usa de todas suas habilidades e auto suporte para se sobressair, e, conseguir a chance da sua vida.

O futuro

Não julgue o futuro pelo que te aconteceu no passado.

Maria Cristina S. Araujo

A autoconfiança do personagem remete a um processo de crescimento contínuo. Onde ele aprende a usar seus próprios recursos - transformando um apoio ambiental (que ele não dispunha no momento) em auto apoio. Assim, nem mesmo a condenação perpétua, não o aprisiona de fato. 

O ser humano, possui uma forma dinâmica de se relacionar consigo e com o meio em que está.

 

Quando o meio não possibilita oportunidades, como aconteceu no filme à Andy Dufresne, podemos perceber que ele então, passa a se conectar com os recursos que tinha, incluindo as atividades de sua personalidade para sair daquela situação. Muitas pessoas conseguem fazer isso também, porém, outras não, pois continuam mantendo  a conservação de padrões não saudáveis de comportamentos, impedindo de se transformarem.

Quando a autoconfiança e o bom senso falam mais alto

o ganho poderá ser imenso

 

 

Andy Dufresne é confrontado a realizar algo que nenhuma outra pessoa conseguiu fazer naquela penitenciária. Caso ele se percebesse sem condições, provavelmente ficaria paralisado. Isso é o que nunca se pode fazer diante de situações difíceis. Então, quando você estiver diante de um obstáculo, procure esgotar todas as chances de sair dele, não aceite a possibilidade de viver com algo que você não quer.

 

Nada do que o personagem sofreu, o fez desistir de alcançar o objetivo. Isso é apenas um filme, mas quantas pessoas conhecemos que também venceram? Mesmo com circunstâncias totalmente contrárias. O filme é a representação da "garra" que é tão notória em algumas pessoas. 

Entretanto, para fugir do enfrentamento das próprias desvantagens, quantos se comportam de forma tendenciosa e padronizada?

 

Quando se passa a repetir comportamentos já conhecidos, a experiência com situações novas não acontece, e assim, a mudança também não ocorre - muitos adoecem diante disso. 

 

Andy Dufresne simboliza as pessoas de autoconfiança e bom senso.

A cada experiência positiva que ele tinha, mais ampla se tornava a reflexão, assim como o poder de ação aumentava, refletindo em maiores chances de escapar de um futuro "quase que certo".

A criatividade do personagem foi um diferencial. Incrível, que ainda em tempos atuais, algumas pessoas não valorizam a criatividade, e não a reconhece como um elemento potente e inerente ao homem, no qual o propicia a se autorregular.

Até a mente mais brilhante pode falhar um dia

O caminho para a conquista pode não ser linear 

 

 

O desânimo um dia alcança à todos

Podemos perceber que Andy Dufresne um dia sentiu desânimo, principalmente quando teve a chance de provar sua inocência reduzida, pela morte de uma importante testemunha (Tommy - Gil Bellows).

 

A representação do filme, nos mostra que até a mais forte das pessoas, em algum momento, prova do desânimo e da tristeza. A diferença é que alguns indivíduos sentem mais força para não desistir, enquanto outros mergulham no problema. 

 

O personagem assim como qualquer outro ser humano, se desvia dos objetivos momentaneamente, para se recolher durante um tempo (quando as coisas dão errado). Mas se recupera logo em seguida, através de pensamentos estratégicos - para sair daquela situação.

Andy nos mostra que existe uma certa sabedoria na quietude. Às vezes a melhor atitude é se acalmar, deixando os sentimentos se aquietarem, enquanto emerge uma nova figura com mais boa forma, persistência e autoconfiança.

O alcance é possível à todos que tem clareza

Percebo no consultório de psicologia, que o desânimo ainda continua sendo para a humanidade, uma interrupção metódica do processo de formação e transformação de necessidades.

 

Quando uma pessoa mergulha na desilusão e na tristeza, fica reduzida a possibilidade de um dia alcançar a satisfação que tanto precisa. 

 

O equilíbrio está muito relacionado com a capacidade que um sujeito tem em: fazer um bom contato com o corpo e com o mundo.

 

Se você tiver uma meta, mas no meio do caminho não der certo, mude o caminho, mas não mude a meta!

Persistir é vencer!

Mell Barcellos

O enfrentamento poderoso dentro de cada um

Mesmo sendo dotado de força e valor, o equilíbrio de Andy não era linear. Ele se entristeceu e desanimou um dia, e, isso é comum à todos nós.

O personagem nunca duvidou da própria capacidade - isso corresponde a autoconfiança. 

 

Andy Dufresne nos mostra que qualquer um pode ter seu equilíbrio variável nos momentos mais difíceis. Mas, nenhum sentimento negativo é tão forte que pode perpetuar para sempre.

 

Situações difíceis, todo mundo passa, mas o que nos diferencia é o modo como saímos de cada uma delas - mesmo tendo capacidades tão inatas.

Um sonho de liberdade é um filme que inspira

a "nunca  desistir"

A possibilidade de superação existe dentro de cada um

 

A superação e a mudança radical de vida de Andy Dufresne, nos mostra o quanto é importante procurar se colocar "num bom lugar". Isso significa ter perspectivas boas, atuar de forma assertiva, enfrentar o medo, ser criativo, desenvolver boas amizades e nunca deixar de refletir.

 

Mesmo diante das dificuldades, o personagem não se paralisou frente ao julgamento alheio, muito menos se sentiu "sem recursos" por estar preso. Andy jamais se esqueceu de quem ele era de verdade. Não desistiu de lutar, mesmo diante da necessidade - nos dando um exemplo - de como é importante ter autoconfiança.

Assim como Andy Dufresne, podemos também respeitar, amar e não desistir do nosso próximo. Pois, estar na presença de pessoas queridas, também é mais uma forma de conquistar a felicidade.

Freud disse uma vez: "Quando a dor de não estar vivendo for maior do que o medo da mudança, a pessoa se transforma".

Autoconfiança significa não ter medo de enfrentar as mudanças. É uma forma de olhar para si mesmo e saber que você fará de tudo para dar certo.

Lembre-se, que até a nuvem mais escura se dissipa pelo céu. Assim, também se dispersam as nossas adversidades, mas é necessário atuar de forma responsiva.

A falta de autoconfiança ocorre quando: momentaneamente o sujeito se distancia de estar presente consigo mesmo.

Maria Cristina S. Araujo

Faça de tudo que for possível por você, se ame, seja justo!

Mesmo que se sinta esmorecer, tente mais um pouco. Você verá que uma hora as coisas se acalmam, podendo respirar com mais tranquilidade.

"Abrindo os olhos" aceitamos que nem todos os dias são bons, mas enquanto o sonho existir a vida valerá a pena!

Maria Cristina Santos Araujo

Psicóloga SP - 06/108.975