top of page

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE DEPENDENTE

Conceito

Transtorno de Personalidade Dependente – Quais os sintomas?

       

O que é o transtorno de personalidade dependente?

 

O transtorno de personalidade dependente se apresenta por meio de uma necessidade excessiva de ter apoio e o medo de o perder. O comportamento dependente e submisso, leva o indivíduo a vivenciar um medo irracional de abandono.

Geralmente são pessoas que pedem, por exemplo, a opinião dos outros para tudo, mesmo em coisas que  sozinhas dariam conta.

Comportamentos mais observados no transtorno de personalidade dependente:

No transtorno de personalidade dependente existe uma notável necessidade de ser cuidado, alinhado a uma esfera de submissão e receio de perder o apoio:

  • Dificuldade em tomar decisões - o sujeito precisa sempre consultar os outros de forma exagerada, solicita conselhos onde deseja o  resseguramento;

 

  • Vontade de que os outros sejam responsáveis pelas principais áreas de sua vida; 

  • Procura sempre concordar com tudo, não expõe sua verdadeira opinião - por temer perder o apoio do outro;

  • Evita começar um novo empreendimento ou fazer coisas sozinho, pois não tem autoconfiança;

  • É capaz de fazer coisas que não lhe agrada, para obter o apoio e a consideração dos outros;

  • Se sente incapaz de cuidar de si próprio;

  • Tem dificuldade em ficar sozinho quando um relacionamento é rompido;

  • Receia ser abandonado e ficar sozinho no mundo.

"autoestima dinheiro",  "problemas com autoestima", "levantar a auto estima", "aumentar a autoestima",  "levantar auto estima", "autoconfiança e autoestima","autoestima psicologia" "psicorientacao", "autoestima e autoconfiança",  "auto baixa estima",  "recuperar a autoestima"

BAIXA AUTOESTIMA - no relacionamento amoroso

Veja o que acontece quando você se diminui...

"síndrome do impostor, sindrome do impostor, sindrome de impostor, síndrome do impostor psicologia, sindrome de fraude, sindrome fraude, sindrome do impostor tratamento"

SÍNDROME DO IMPOSTOR

 

 O medo de ser descoberto

AUTOCONFIANÇA 

Dicas de como desenvolver...

"o segredo da autoconfiança, o poder da autoconfiança, autoconfiança psicologia, desenvolver autoconfiança, ter autoconfiança, auto estima e confiança, o segredo da autoconfiança"

As estratégias utilizadas para não perder o apoio

no transtorno de personalidade dependente

Transtorno de Personalidade Dependente – Quais os sintomas?

O comportamento do indivíduo é pautado em suprir o desconforto que sente. Dentro disso, ele procura sanar a sua falta existencial, com alguém que lhe proporcione o suporte que julga não ter.

 

Muito do seu agir, o levará a viver de forma mais dependente. Entretanto, ele muitas vezes não percebe isso, pois o incômodo que sente lhe chama atenção o tempo todo.

No transtorno de personalidade dependente uma pessoa é capaz de se colocar à disposição do parceiro à ponto de prestar-lhe cuidados, contudo de forma repetida, talvez exagerada e desmedida de controle. Aliado a isso, está a necessidade de ser cuidado também, conduzindo a uma atitude submissa, de apego e com receio de separação.

Essa pessoa é capaz de querer o tempo todo conquistar a confiança do outro, mas para isso, pode desenvolver estratégias sedutoras.

 

Geralmente é boazinha demais, muito justa, se coloca sempre à disposição para ajudar.

 

Por mais seguro que possa parecer viver sobre a perspectiva de ter alguém sempre a apoiando, ainda assim, essa pessoa poderia encontrar outras formas de viver e ser feliz. 

Transtorno de Personalidade Dependente – Quais os sintomas?

A pessoa que sofre desse quadro tem conhecimento apenas de uma parte dela mesma, principalmente aquilo que envolve os pontos negativos, pois as qualidades já quase nem as vê.

Como é a relação amorosa no transtorno de personalidade dependente?

Transtorno de Personalidade Dependente – Quais os sintomas?

O que geralmente acontece - no transtorno de personalidade dependente?

O indivíduo pode ser dotado de pensamentos negativos, pessimistas, temerosos e inseguros. Pode-se tratar de alguém que tende a passividade e submissão. Contudo, ficando vulnerável ao parceiro afetivo.

Pautado no desejo de não estar sozinho, o sujeito pode manter relacionamentos que lhe tragam sensação de segurança e de apoio, mesmo que seja com alguém totalmente controverso. 

Um parceiro infiel, abusivo, ciumento, pode ser tolerado por vários anos, para que o senso de equilíbrio dessa pessoa seja preservado. Porém ocorre o contrário, porque relacionamentos ruins não contribuem para a autoestima, ficando essa pessoa cada vez mais dependente e longe de sua própria essência.

Terminar um relacionamento para o indivíduo que vivencia o quadro de transtorno de personalidade dependente - é muito difícil. Porque geralmente ele é extremamente apegado ao próprio relacionamento, mesmo não sendo tão bom assim.

Quando por alguma razão, ele perde o parceiro amoroso, pode chegar ao quadro de depressão.

 

Aprendi a voar caindo de abismos!

Mell Barcellos

Como é o cotidiano - no transtorno de personalidade dependente?

 

Há uma sensação de inadequação, podendo ocasionar um desconforto e uma timidez marcante nessa pessoa.

 

Geralmente se trata de um indivíduo sensível à crítica, isso faz com que os outros fiquem com receio de magoá-lo (por se ferir facilmente). 

 

O indivíduo que vivencia o quadro de transtorno de personalidade dependente precisa que o outro o confirme e o tranquilize o tempo todo.

Assim, qualquer decisão a ser tomada no cotidiano necessita que haja um excesso de aconselhamentos.

Transtorno de Personalidade Dependente - 

Conheça as perdas desta pessoa

Transtorno de Personalidade Dependente – Quais os sintomas?

       

Quais são as perdas no trabalho - no transtorno de personalidade dependente?

O transtorno de personalidade dependente pode propiciar na pessoa um funcionamento ocupacional prejudicado, mesmo ela sendo muito inteligente e tendo toda a capacidade para executar as tarefas. Pois, para ela agir independente e sem supervisão é muito difícil.

 

Desta forma, ela tende a evitar cargo de liderança, porque a responsabilidade é um fator que lhe causa ansiedade. Ter competência para ela não é suficiente, pois sentirá que não dispõe de nada a seu favor,  preferindo assim cargos em que é liderada.

 

Uma tarefa que já conhece, por exemplo, é mais fácil para ela mesma executar do que para liderar a execução.

Essa pessoa pode passar anos no mesmo lugar, evitando uma promoção e também uma mudança de emprego.

Relações sociais - no transtorno de personalidade dependente

O indivíduo que vivencia o transtorno de personalidade dependente, passa facilmente a responsabilidade de áreas importantes da sua vida  para que os outros assumam o controle. 

 

Para esse indivíduo é desencorajador não ter alguém ao lado, mesmo que em breves períodos de tempo.

Os relacionamentos sociais são voltados para aquelas pessoas das quais dependem, podendo sofrer  abusos físicos ou mentais.

 

Sabe aquele tombo que tu toma e cais em si?

É o melhor!

Mell Barcellos

Os relacionamentos também podem ser forçados e distorcidos, pela sua necessidade de estar ligado a  outra pessoa.

Tende a ter dificuldade de autoafirmação.

Transtorno de Personalidade Dependente - buscando ajuda

Transtorno de Personalidade Dependente – Quais os sintomas?

O apoio dos mais próximos ajuda mesmo?

 

Muitas vezes, as pessoas mais próximas observam o problema e tentam ajudar dando apoio. Contudo,  podem reforçar uma característica que já é comum ao transtorno de personalidade dependente que é: a necessidade de suporte o tempo todo.

 

Algumas pessoas sem compreender o transtorno de personalidade dependente, tentam encorajar o sujeito a ser diferente. Entretanto, se fosse uma questão de vontade, certamente que ele não desejaria estar em situações que lhe geram sofrimento. 

 

Quando há uma situação em que já se tentou de tudo para ficar bem, mas foram frustradas as alternativas, é necessário procurar um auxílio profissional.

O tratamento no transtorno de personalidade dependente

Há casos em que o médico psiquiatra precisa intervir, isto é, quando é necessário entrar com a terapia farmacêutica. Isso ocorre quando há sofrimento maciço, com prejuízo para a pessoa, devido a sintomas de depressão, ansiedade, retraimento.

 

A terapia psicológica individual ou de grupo são favoráveis e compõem o tratamento.  

 

O prognóstico com o tratamento adequado é otimista. Pois, o intuito é que o sujeito passe a atuar com mais autonomia. Assim, tornando as queixas do transtorno de personalidade dependente mais atenuadas.

Transtorno de Personalidade Dependente – Quais os sintomas?

Com o passar do tempo aprendemos tanta coisa. Inclusive que uma boa relação afetiva verdadeira é pautada no amor e não numa necessidade.

Uma pessoa que sofre do transtorno de personalidade dependente vive como se não tivesse escolha. 

"Abrindo os olhos" se aprende que aquilo que pensam à teu respeito, tem mais a ver com eles do que com você!

Maria Cristina Santos Araujo

Psicóloga SP - 06/108.975

bottom of page