top of page

DOR DE AMOR

Dor de amar

dor de amor, dor do amor, a dor do amor, o amor e a dor andam juntos, dor de amor passa, a dor de amar alguém, a dor de um amor, dor amor

"Quanto maior o amor, maior o sofrimento"

Freud

 

       

O amor e a dor andam juntos

O grande nome da psicanálise do século XIX, Sigmund Freud, ressaltou que quando uma pessoa está amando também está correndo o risco de sofrer. Porque quanto maior o amor, maior a possibilidade de sentir também a sua dor.

O amor não vem sozinho, geralmente traz consigo o desejo de compartilhar a reciprocidade com o parceiro amado. Porém, pode se transformar em dor na mesma medida em que as expectativas são frustradas.

A felicidade e a infelicidade no mesmo lugar

Se você sente o amor também poderá vivenciar o contrário.

 

Mesmo que na relação ocorra tudo bem, em algum momento você ficará triste.

 

Ainda que o outro seja recíproco com você, se ele for afetado por algo, você também sentirá. Se ele ficar doente ou triste, se tiver algum problema no trabalho ou financeiro. É muito difícil ver alguém que você ama passando por alguma situação complicada, e, não se envolver sentimentalmente com aquilo.

Quanto mais amor, maior a sensibilidade que você sente com a pessoa amada.

 

O amor tem essa característica de "te deixar mais sensível ao outro".

Existe casal, por exemplo, que se fala pelo olhar, cada um sabe o que o parceiro precisa só de observá-lo. Isso não é maravilhoso? É claro que é!

Conforme, Freud dizia: "Nunca se é tão feliz e infeliz quando se está amando". 

"sindrome do peter pan, sindrome de peter pan, sindrome peter pan, sindrome de peter, complexo de peter pan, síndrome de peter pan complexo de cinderela, síndrome de peter pan e relacionamentos, síndrome de peter pan psicologia, transtorno de peter pan, sindrome de peter pan como tratar"

SÍNDROME DE PETER PAN

 

O homem real que se acha ideal

"ciúmes, tipos de ciumes, ciumentas, pq sentimos ciumes, o ciúme, ciumentos, ciumes do namorado, sobre ciumes, ciumes no relacionamento, sintomas de ciumes, ciumes da namorada, ciumes psicologia, ciumes e insegurança, oq e ciumes,  ciumes e amor,  ter ciumes"

CIÚMES

 

O lado bom e o ruim

TRAIÇÃO

 

Aprenda a superar...

"traição, a dor da traição, infidelidade, traição relacionamento, traição no namoro, textos sobre a dor da traição, a dor da traicao, a dor de uma traição texto, a dor de ser traida, a dor da traicao passa, a dor da traição passa"

Alguém que sente o amor geralmente sorri, chora, se aproxima, se afasta, se diverte, se entristece - tudo na mesma relação.

Como não se aprisionar ao amor perdido?

dor de amor, dor do amor, a dor do amor, o amor e a dor andam juntos, dor de amor passa, a dor de amar alguém, a dor de um amor, dor amor

 

 

A esperança de que a pessoa amada voltará algum dia pode fazer o amor permanecer dentro de você

Uma das formas de sofrer por amor, é saber que a pessoa amada não voltará, sentir a sua ausência e ainda gostar dela da mesma forma, mantendo acesa a esperança de um dia se alegrar com sua volta.

Olhar para as circunstâncias da dor de amar sem encontrar a pessoa amada é de grande dor. Passar cada instante se apegando a ideia de possuí-la, sem a certeza de tê-la de verdade causa muita angústia.

  

Mesmo diante de fatos concretos que indicam que a pessoa amada não voltará, muitas vezes, acontece  uma negação desta realidade. E, então, se aumenta a chance de sofrer ainda mais, de não superar a perda do amor tão facilmente.

       

Na dor de amor - não fuja do que você está sentindo

Na dor de amor é comum olhar para dentro do coração e perceber um incomodo tão intenso que é tendencioso para aquele que sofre "negar a realidade". Porém, isso não resolve a situação

Algumas pessoas tentam se esquivar da dor encontrando outro alguém, intensificando o trabalho, desenvolvendo compulsão sobre algumas coisas...

Para fugir da dor, a esperança de ter o ser amado de volta é um recurso muito utilizado também.

No entanto, a cada minuto, a cada hora, a cada dia, mês e até anos, a realidade bate-lhe à porta e a dor de outrora volta, como se dissesse: "Ainda estou aqui".

Quando a realidade é trocada pela esperança, o foco é dirigido ao amor perdido, e, consequentemente a dor de amor é mantida.

Se você estiver sofrendo pela dor de amor e quiser marcar uma consulta com um psicólogo fale comigo. Você não precisa estar sozinho nesse momento.

 

As emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem de piores formas mais tarde.

Freud.

Continuar com planos e sonhos com a pessoa que se foi

 

Outra dor sentida na dor de amar é aquela gerada pelo pesar, por exemplo, de não ter sido concluída a expectativa criada junto com a pessoa amada. Imaginando como seria aquela viagem, os filhos que vocês teriam, as coisas que conquistariam. Isso só provoca mais dor.

 

Sofrer pelos sonhos que não aconteceram é uma forma de se distanciar do presente, onde há mais possibilidade de elaborar melhor a dor de viver um amor não correspondido.

Sensação de que o amor perdido se tornou perfeito

É comum a pessoa que sofre de amor pensar que não há ninguém no mundo igual aquele que se foi.

Nesta hora até mesmo aqueles defeitos que incomodavam bastante são totalmente desconsiderados, e o outro se torna perfeitamente lapidado.

Fato é, que no mundo não haverá outra pessoa igual ao seu amado que se foi. Isso pode ser bom porque se houvesse você não acha que repetiria a situação? Pessoas diferentes fazem prevalecer a diversidade das coisas, para novas experiências, para novos recomeços.

dor de amor, dor do amor, a dor do amor, o amor e a dor andam juntos, dor de amor passa, a dor de amar alguém, a dor de um amor, dor amor

Procure dissolver a pessoa irreal, olhe para a pessoa real que você se relacionava, com certeza encontrará defeitos que talvez te façam entender que a relação não poderia continuar.

 

Uma vez que superada a reflexão do “nunca vou encontrar alguém igual” outros caminhos poderão surgir.

À medida que a pessoa entristecida começa a fazer novos envolvimentos, emerge a esperança saudável de continuar a viver "sem a presença da pessoa que se foi".

E, se a dor de amor não passar?

dor de amor, dor do amor, a dor do amor, o amor e a dor andam juntos, dor de amor passa, a dor de amar alguém, a dor de um amor, dor amor

A dor de amor se torna um problema quando o indivíduo não consegue retomar a vida, gerando uma certa paralisação, inconformismo e até mesmo depressão.

Ocorre que algumas vezes, somos nós mesmos que provocamos e mantemos nossos sofrimentos porque nos apegamos a um sonho, a um ideal.

A dor de amor precisa ser elaborada para que a pessoa consiga seguir em frente.

 

Eu recebo em meu consultório muitas pessoas com dores mal resolvidas, que carregam por anos mágoas e angústias. Isso provoca na vida delas uma autossabotagem tão intensa, que muitas vezes, elas só se dão conta quando percebem as mesmas situações se repetindo na vida delas (os mesmos envolvimentos amorosos, os mesmos estilos de personalidade, as mesmas dores). 

Uma vida repleta de tristeza e dor faz com que o sujeito tenha dificuldade de estar em contato consigo e com o mundo. Desta forma, quando a dor de amar e não ser correspondido estiver prejudicando o cotidiano, é preciso procurar ajuda psicológica. Principalmente porque isso pode refletir para outras áreas importantes também.

Se precisar de atendimento psicológico em São Paulo - SP você poderá entrar em contato comigo.

Motivos que levam ao rompimento amoroso

dor de amor, dor do amor, a dor do amor, o amor e a dor andam juntos, dor de amor passa, a dor de amar alguém, a dor de um amor, dor amor

 

O fim de um relacionamento pode ter vários motivos, os mais comuns são:

  • Falta de comunicação;

  • Inexistência de amor;

  • Baixa autoestima;

  • Imposição de regras;

  •  Conflitos entre as personalidades;​

  • Objetivos diferentes;

  • Falta de carinho;

  • Ciúmes;

  • Problemas financeiros;

  • Traição;

  • Distribuição de responsabilidades de um jeito desigual.

Motivos que te levam a sofrer por amor

dor de amor, dor do amor, a dor do amor, o amor e a dor andam juntos, dor de amor passa, a dor de amar alguém, a dor de um amor, dor amor

 

Esperando demais e recebendo de menos na relação amorosa

Uma pessoa pode ter um ideal de amor dentro dela, e, esperar que no decorrer do relacionamento as  expectativas sejam realizadas. Por outro lado, também é difícil para o parceiro afetivo entender como funciona isso, principalmente quando não é comunicado aquilo que se espera dele. 

 

Nesse caso, o rompimento afetivo pode ser intenso, principalmente se a pessoa não considerava essa possibilidade.

Assim, é importante compartilhar com harmonia aquilo que você pensa. E, isso, inclui deixar o orgulho de lado, talvez a timidez, a vergonha - falando aquilo que é necessário. Com isso, há possibilidade do outro te conhecer melhor, e ele não poderá dizer que você nunca falou nada à respeito. Mas, se a perda já aconteceu é importante você saber que é possível lidar com isso, embora em alguns momentos você pense que a dor não vai passar.

No consultório de psicologia

Toda expectativa que não se concretiza no relacionamento faz surgir o desapontamento.

 

Para sofrer menos é importante "viver mais e esperar menos". Contudo, quando amamos alguém o sentimento fala mais alto e alinhado a isso vem as fantasias, os desejos, os sonhos.

Mas percebo no consultório de psicologia pessoas com histórias de amor não correspondido dizendo que agora estão mais conscientes do quanto empolgadas e impulsivas ficam quando estão apaixonadas.  Inclusive de alguns sinais que ignoram.

Conhecer a si mesmo é importante porque se fica mais consciente do próprio processo, sem precisar se esquivar do amor para não sofrer.

 

Mas se você não está conseguindo elaborar a sua dor de amor entre em contato comigo e agende uma sessão de terapia online.

dor de amor, dor do amor, a dor do amor, o amor e a dor andam juntos, dor de amor passa, a dor de amar alguém, a dor de um amor, dor amor

Desejo de que o outro se transforme

Mudar o outro para que se torne a figura idealizada, talvez ocorrerá se ele permitir. Mas isso, tem que ser conversado, jamais imposto a outra pessoa.

 

Se você está querendo transformar o seu parceiro, você realmente o aceita? Eu sei que na maioria das vezes a pessoa não mostra quem verdadeiramente é no início. Mas, aquilo que é máscara um dia cai porque não é possível sustentar por muito tempo aquilo que não é verdadeiro. 

 

Se o casal não entrar num acordo talvez seja hora de verificar se há possibilidade de continuar com a relação.

Questionamentos incessantes sobre o que aconteceu

     

Na perda ocorre da pessoa que ama fazer muitas perguntas que giram em torno de coisas que foram ou que deixaram de ser feitas. Às vezes ela se culpa ou faz isso com o outro.

 

É importante que faça uma reflexão em relação a isso:

 

  • Como poderia ter agido?

 

  • O que não faria novamente?

 

  • O que aprendeu?

 

  • Como mudar daqui para a frente? 

Coisas que influenciam na dor de amor

dor de amor, dor do amor, a dor do amor, o amor e a dor andam juntos, dor de amor passa, a dor de amar alguém, a dor de um amor, dor amor

 

A elaboração da dor de amor é um processo pessoal e pode ser influenciado de acordo com:               

  • O recurso interno que cada um possui;

  • A história de vida;

  • A possibilidade para enfrentar mudanças;

  • A existência de outros problemas;

  • A natureza da relação com a pessoa que se foi;​

  • As circunstâncias da separação;

  • A rede de apoio;

  • Resiliência;

  • A personalidade...

Dicas para lidar com a dor de amor

dor de amor, dor do amor, a dor do amor, o amor e a dor andam juntos, dor de amor passa, a dor de amar alguém, a dor de um amor, dor amor

Olhe para sua atual situação 

A dor de amor vai embora quando é verdadeiramente sentida, mas quando é evitada ela se perpetua.

Uma pessoa que sofre de dor de amor começa a lidar melhor com o fato quando entende que a vida precisa continuar. Também quando passa a ter consciência dos bons momentos que ocorreram, no qual a gratidão por eles é satisfatória.

 

A pessoa que sofre precisa aceitar que sua vida se baseia nas experiências que tem no presente, enquanto deixa seus sonhos idealizados partirem junto com aquele que se foi.

Livre arbítrio

Entender que a pessoa amada tem vontade própria, e que muitas coisas não dependem apenas de você é outra forma de sair da crise.

Nesse momento pode ser muito difícil entender que a pessoa amada pode ter ido embora por vontade própria. E, nesta hora você até pode se sentir pouco valorizado, mas o seu valor não é medido assim.

Sabe aqueles momentos em que você acorda sem vontade de levantar da cama? Mesmo assim se esforça bem devagar para fazer suas coisas? Então, isso é a sua personalidade, é o que marca sua história, esse é o seu valor, entre outras coisas que você faz.

Por mais que amamos alguém ainda assim não podemos ter 100% de certeza de como essa pessoa agirá um dia.

 

Tem relacionamento que te maltrata tanto, que você passa a duvidar que exista alguém que possa te dar amor que você merece, até que esse alguém surge, e você entende que aquilo que você vivia, não era amor: era dor.

Mell Barcellos

Autocompaixão 

Quem está certo? Quem está errado? Talvez você não consiga essa resposta porque existem muitas coisas que envolvem uma relação. Quem tal agora ter autocompaixão com isso que você está vivendo?

Autocompaixão é um ato generoso que você pode ter com sua pessoa, principalmente se tratando bem assim como você trata os outros.

Na autocompaixão em relação a dor de amor cabe uma relação de carinho e respeito com você.

Se perceber as lembranças doendo demais o que você pode fazer naquele momento para ficar melhor:

 

  • Que atitude positiva e amorosa consigo poderá ter?

 

  • Quais coisas do passado pode resgatar e que te fará bem, incluindo pessoas queridas?

  • O que você fazia antes da relação e que te trazia bem estar?

  • Se puder descansar, assistir algo legal, sair um pouco, ter contato com a natureza também pode ser bom.

  • Vá encontrando em você coisas positivas e saudáveis para realizar.

 

  • Como você deseja que seja sua vida daqui para frente? 

dor de amor, dor do amor, a dor do amor, o amor e a dor andam juntos, dor de amor passa, a dor de amar alguém, a dor de um amor, dor amor

Você não precisa ficar em contato com a dor o tempo inteiro, embora não seja possível evitá-la em certos momentos, pois hora ou outra as lembranças vem, a indignação, a saudade. 

 

Mesmo que difícil é ver um amor partir, pior é evitar que outro venha a surgir! Você ainda pode ser muito feliz - é o que eu desejo à você. Mesmo que na caminhada opte por ficar sozinho, eu também te desejo boa solitude!

Se quiser falar sobre o que está sentindo e precisar de acompanhamento psicológico entre em contato comigo para marcar uma terapia presencial ou online.

"Abrindo os olhos" para um novo despertar podemos olhar o quanto de amor ainda é possível sentir!

 

Maria Cristina Santos Araujo
Psicóloga São Paulo - 06/108.975 

WhatsApp

bottom of page