AUTOCONHECIMENTO

Dicas para desenvolver

 

 

O que é o autoconhecimento?

 

O autoconhecimento é o reconhecimento que uma pessoa faz sobre ela mesma, aprendendo com eficiência sobre a própria conduta.

Às vezes, fazemos coisas sem pensar, mas quando nos damos conta tudo já passou, não tem como remediar. Ficamos tão surpresos conosco, não é verdade?

Muitas pessoas dizem: "Eu sou assim mesmo", "Não consigo mudar”.

É conflituoso o indivíduo se olhar internamente e, não achar as próprias respostas, sentir insegurança por não saber a verdadeira identidade. Mas, como alguém pode ajudar a si próprio se não faz contato consigo mesmo?

Podemos considerar que a atitude de uma pessoa está em grande parte relacionada com as experiências pessoais que teve.

Atitudes mais comuns daquele que possui o autoconhecimento

  • Fica menos surpreso com o seu próprio comportamento;

  • É mais espontâneo;​

 

  • Tem maior controle sobre as próprias emoções, sejam elas negativas ou positivas;

  • Sabe priorizar o que é mais importante, assim, consegue funcionar com mais saúde e equilíbrio;

  • Aproveita com eficiência o próprio potencial;

  • Atua de forma mais assertiva, diminuindo o surgimento da frustração, ansiedade, baixa autoestima, instabilidade emocional e outros.

TRANSTORNO DA ANSIEDADE 

As versões diferentes...

BAIXA AUTOESTIMA NO TRABALHO

 

Conceito e dicas....

MEDO DO JULGAMENTO DOS OUTROS

Como superar?

Vantagens de quem tem o autoconhecimento

 

 

Quanto maior o autoconhecimento, mais acesso à recursos internos uma pessoa tem.

             

A felicidade também está relacionada com o poder de escolha. Entender sobre aquilo que você precisa fazer, torna mais eficaz cada decisão.

 

Quanto maior o autoconhecimento, também maior a facilidade para lidar com as coisas.

O autoconhecimento pode levar o indivíduo a transformar a visão negativa dos fatos, convertendo qualquer situação em possibilidade de ação.

Dicas para desenvolver seu autoconhecimento

 

 

Seja mais dependente de si mesmo

 

Quando uma pessoa não se conhece bem, geralmente busca no outro referências de si mesmo.

 

Se você deseja ter autoconhecimento, procure cada vez mais depender de suas impressões pessoais. É interessante que o outro possa ser consultado, quando a visão dele agregar ao seu autoconhecimento, mas não dependa apenas disso.

 

Encontre as respostas que busca, olhando para dentro de você. Veja se corresponde àquilo que mais necessita e, desenvolva modos criativos de como fazer.  

 

Quanto mais dependente do outro, menos responsável o sujeito se percebe.

Não procure por aprovação

Olhe para dentro de você e analise o que está sentindo. Então, procure agir para colocar você mesmo em equilíbrio. Mantenha esse contato interno em constante evolução.

 

Não haja como se você pudesse conseguir a aprovação do ambiente em tudo. Você não precisa viver sobre a autenticidade alheia.

Não busque "aplausos", como a maioria das pessoas fazem.  

 

Trabalhe o próprio receio de mostrar as opiniões que tem. Mas, seja empático e respeitoso em suas colocações.

 

Seja honesto com você

 

Receba as informações do mundo, filtrando através de seus próprios valores.

 

Seja um crítico daquilo que recebe. Isso não significa sair debatendo com todo mundo, para provar que sua razão está acima de tudo e de todos. Mas, que você desenvolva a capacidade interna para avaliar melhor as coisas que vem do ambiente. Nem tudo que vem aos "ouvidos" serve para você.

 

Procure ser um eterno aprendiz, se olhando internamente e dialogando com o ambiente.

 

Pessoas que se conhecem bem são as mais inquietas, pois nunca sabem o bastante para interromper o fluxo do autoconhecimento.

Permaneça conectado no momento presente

É no momento presente que o sujeito estabelece consciência motora, sensorial e intelectual.

 

É no momento presente que sua experiência está sendo vivida.

Viver o momento presente não significa esquecer o passado, muito menos negligenciar o futuro, mas dar-se conta daquilo que é preciso fazer. 

 

E chega uma época da vida, que a gente cansa de tudo o que não vale à pena, que tira a nossa paz, o nosso sono... A maturidade traz para a gente uma preguiça danada, de se aborrecer com coisas não solucionáveis!

Mell Barcellos

Faça uma leitura apropriada do ambiente

Procure ficar mais consciente daquilo que acontece fora de você. Busque transitar no ambiente, mas sem se perder. 

O autoconhecimento é um processo maravilhoso, que colabora nas relações sociais. Além disso, favorece para que se viva em harmonia interna e externa. Ele é a relação mais íntima que o sujeito faz consigo mesmo. Cada um poderia ao menos tentar se conhecer melhor, pois não fazem ideia do que isso é capaz.  

Percebo no consultório psicológico que muitas pessoas sofrem, porque não estão inteiras na relação para com o próprio mundo interior. Não têm autoconhecimento o suficiente para entender aquilo que "quer ou não" para suas vidas. Vejo também, pessoas extraordinárias em conflito, ou até "menos alerta" com o perigo que lhes rodeiam.

"Abrindo os olhos" é que percebemos que a força interior é maior que os ventos contrários!

Maria Cristina Santos Araujo
Psicóloga SP - 06/108.975

Endereço: Rua Abílio Soares, 233, 1º andar,        Paraíso - São Paulo - SP 

PSICOLOGA SP -

  • Instagram

ARTIGOS DE PSICOLOGIA

Os artigos aqui publicados representam alternativas para ajudar pessoas a refletir com conteúdo on-line. Porém, o ser humano não se esgota nisto, pois ele é muito vasto em suas possibilidades.

 

As publicações do Site de Psicologia não têm como pretexto substituir uma consulta profissional a um psicólogo, psiquiatra, neurologista, entre outros profissionais da saúde. 

Aviso Legal - Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98

É proibida a reprodução parcial e integral das informações contidas neste site, tanto em internet quanto em qualquer outro meio de comunicação sem autorização da autora, mesmo que citada a fonte.

 

As informações aqui contidas, podem ser utilizadas para trabalhos escolares, sem que sejam republicados na internet.

O site tem por caráter a expressão de conteúdos de Psicologia. No qual, conta a partir da visão da autora que é psicóloga, e não tem por caráter substituir consulta a um profissional da saúde.

Psicóloga em São Paulo: MARIA CRISTINA S. ARAUJO

CRP: 06/108.975

COMO ENTRAR EM CONTATO?

Apenas marcação de consulta e para tirar dúvidas sobre valores. 

Demais assuntos podem enviar mensagem para:

mensagem@psicorientacao.com

Devido ao grande volume de mensagens recebidas diariamente, serão respondidas "apenas aquelas em que eticamente posso auxiliar".

AVISO IMPORTANTE!

Por questão ética e clínica, não faço interferência terapêutica sobre pessoas que "não são meus pacientes". Espero que você entenda. Um grande abraço!

PSICÓLOGA SP: MARIA CRISTINA S. ARAUJO

CRP: 06/108.975

PSICÓLOGA SP: LILIAN VIEIRA N. LIMA

CRP: 06/39.533

"Abrindo os Olhos"

em breve

Podcast de Psicologia

Com assuntos interessantes

POLÍTICA DE PRIVACIDADE 

20/02/2021

Dados do responsável técnico

Maria Cristina Santos Araujo é psicóloga registrada pelo Conselho de Psicologia do estado de São Paulo (CRP: 06/108.975).

Nesse momento está trabalhando on-line devido a pandemia de covid-19. Sua presença no consultório presencialmente ocorre em casos específicos. Proprietária da empresa: CLÍNICA DE PSICOLOGIA SINGULARIDADE LTDA. – Inscrita no CNPJ 34.929.022/0001-52 – Endereço: R. Abílio Soares, 233, CONJ 11, Paraíso, São Paulo – SP, CEP 040005-000  

 

 

Tipo de informação coletada

  • Arquivo o seu e-mail somente quando você o adiciona no site voluntariamente, através do envio de mensagem por meio do formulário. O arquivo poderá servir futuramente para divulgação de meus trabalhos. Caso o cliente não tenha interesse, pode deixar registrado que não deseja receber e-mails da minha parte.

  • Além disso poderei utilizar ferramentas para medir e coletar informações de navegação, incluindo o tempo de resposta das páginas, tempo total da visita em determinadas páginas, informações de interação com as páginas. A tecnologia utilizada é o Google Analytics. As informações coletadas são utilizadas para melhorias do site, para criação de conteúdos que melhor atendam o público interessado nos mesmos. 

  • O site é hospedado na plataforma Wix.com. A plataforma online me permite apresentar serviços para os interessados. As suas informações podem ser armazenadas no banco de dados do Wix.com. O Wix.com armazena as suas informações em servidores seguros por firewall. O Wix.com está em conformidade com as regras do PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standards (PCI DSS) e é reconhecida como fornecedor nível 1.

Comunicação com os visitantes do site

  • O método de comunicação com o cliente é por meio de e-mail, quando a solicitação do mesmo é possível de ser realizada. Isso ocorre devido ao número de mensagens recebidas diariamente serem elevadas.  O WhatsApp é utilizado apenas para marcação de consulta e para tirar dúvidas sobre serviços.

 

  • A profissional aqui mencionada não pode fazer interferência terapêutica em pessoas que não são pacientes.

Alteração desta Política de Privacidade

O conteúdo desta Política de Privacidade pode ser alterado conforme a necessidade legal da lei ou outros requisitos de cunho jurídico. Sendo dever do cliente observá-lo sempre que efetuar o acesso à plataforma.

  • Pinterest