A ESCOLHA DA PROFISSÃO

Não tenha medo de escolher

Com a chegada da adolescência o jovem caminha sentido à construção de sua identidade. 

No momento de escolher uma carreira, normalmente está passando pela fase da adolescência. A adolescência é um processo marcado por mudanças cognitivas, físicas e sociais. É conhecida também por representar um período de crises e conflitos.

Além de ser um momento de transição, a adolescência também precisa ser compreendida em paralelo ao período histórico, no qual esse jovem está vivendo.   

O jovem é aquele que tem pendências, principalmente com decisões a serem tomadas, a escolha da profissão é uma delas, e isso pode o angustiar.

 

Por outro lado, a sociedade também espera dele uma postura de maior responsabilidade, gerando muitas vezes, uma pressão interna; pois hora é tratado como uma criança, e hora é esperado dele atitudes mais adultas. 

 

A família é uma referência, e o influenciará no momento de escolher a profissão.

 

Existem pais que sabendo disso preferem deixar o filho muito solto, não querendo interferir na escolha da profissão.

 

Já ouviu dizer que o equilíbrio é melhor do que os extremos? 

Pois bem, deixar que o jovem faça a escolha sozinho - sem interferir - também pode ser angustiante para ele, podendo se sentir nessa hora desamparado.

A ESCOLHA DA PROFISSÃO - Sucesso na Carreira

 

Dicas importantes...

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - O que é?

É um processo que poderá evitar erros. Saiba mais...

A ESCOLHA DA PROFISSÃO - A influência familiar

Veja como os pais podem ajudar...

O ideal é que os pais não sejam invasivos demais. Entretanto, é preciso que mostrem suas opiniões, para que esse jovem tenha uma referência, um contraponto, nem que seja para se opor e dizer "não".

O jovem também pode se sentir perdido, por não saber o que fazer, em função disso, o ideal é que tenha uma família que o ajude a buscar informações. 

 

Medo e insegurança podem surgir, pois para alguns jovens é a primeira vez que enfrentarão uma mudança tão radical.

Como acontece a Orientação Profissional em Grupo?

 

 

Alguns jovens relatam sentir aflição, porque percebem que já estão cada vez mais próximos de se tornarem adultos; não sabendo muito bem como serão as coisas daí para frente.

Em meio ao conflito, o jovem pode tomar a decisão errada, principalmente se ele estiver com muito medo. A função da sua escolha profissional então, tenderá para a sua sobrevivência, mas não garantirá sua satisfação.

Por essa razão, é importante o diálogo com a família e amigos mais próximos, não deixando de lado o auxílio de um profissional especializado que trabalha com Orientação Profissional. No meu consultório, por exemplo, chego a chamar os pais para uma conversa, se percebo que isso facilitará o processo. 

Quando a Orientação Profissional é feita em grupo, facilita que o jovem encontre com outros iguais a ele; reduzindo a tensão interna. Compartilhar os sentimentos, as incertezas, as dúvidas, ajuda o jovem a perceber que não está sozinho, e isso é gerador de apoio, além de reduzir a angústia. Possivelmente propicia o desenvolvimento do auto suporte, que é tão importante para a vida.

Por que é difícil escolher uma profissão ideal?

Como sou influenciado?

Há um movimento mundial onde as pessoas sentem que "não podem perder tempo". Assim, o nosso jovem se vê impelido a agir de igual forma, se tornando ansioso.

Sozinho em seu universo, muitas vezes ele sofre. Sua família o percebe quieto algumas horas ou nervoso (sem razão aparente).

Também existe um número vasto de profissões e cursos, que dificultam a escolha. 

 

Considere outras coisas importantes

Ainda que diante de várias opções, é preciso que ele faça uma leitura das próprias condições econômicas e trace um projeto (como fará para alcançar esse ideal). Alguns jovens desconsideram isso, e se frustram mais lá na frente.

Diante dessas condições, há expectativas tanto dele quanto da família, assim como necessidades que precisam ser consideradas.

A escolha profissional é:

"Um resumo do que o jovem viveu até agora, também daquilo que deseja para seu futuro."

Maria Cristina S. Araujo

Acontece também do jovem ter que bancar o próprio estudo durante o período da faculdade, sendo isso um fator importante, que impacta no momento de escolher o curso.

Além disso, vivemos constantes mudanças no mundo do trabalho, com o surgimento e extinção de algumas profissões. 

Aprenda a lidar com a ansiedade

na hora de escolher a profissão

Escolher uma carreira, envolve um certo valor financeiro e emocional, no qual o jovem não quer errar. Em situações recorrentes de consultório, percebo que quanto mais ele idealiza isso, mais ansioso fica.

Para amenizar a ansiedade, é interessante que passe a compreender que: começar a faculdade é apenas o início da sua bagagem profissional, onde depois terá muita coisa para agregar. Inclusive dentro de um curso podem haver muitos caminhos. Assim, várias pessoas descobrem o que querem seguir, durante a faculdade. Contudo, nada garante que depois de alguns anos, uma mudança de profissão não aconteça.

 

As transformações e o crescimento continuam no decorrer da vida. Por esta razão, o jovem não precisa entrar em sofrimento devido a carreira que está escolhendo agora, pois esta tende a se modificar assim como ele. 

 

Dessa forma, como psicóloga, eu também busco auxiliar o jovem: a se preparar cada vez mais para enfrentar as transformações sociais e as situações da vida.

 

Vivenciar o processo de Orientação Profissional, também envolve o desenvolvimento da flexibilização e do autoconhecimento.

Como fazer escolhas conscientes?

A escolha da profissão começa quando você se olha

 

Cabe ao jovem olhar para dentro de si e analisar o caminho que quer seguir. Porque é ele quem enfrentará as dificuldades da profissão e os desafios que normalmente surgem.

É importante que o jovem seja muito honesto consigo mesmo. Olhe para suas aptidões, para o que gosta de realizar e também faça uma analise do mercado de trabalho.

Sem motivação para exercer a profissão, torna-se tudo mais trabalhoso, cansativo, por vezes até doentio.

Quando a família e o jovem não entram num acordo, o ideal é procurar uma ajuda profissional.

A influência do dinheiro na sua escolha profissional 

 

Optar por uma escolha profissional baseada apenas no dinheiro, pode não ser tão satisfatório, anos após anos exercendo uma atividade que não se identifica. Assim, como também é importante poder se estabelecer financeiramente por meio da sua carreira.

Tem uma coisa que é maravilhosa no atendimento à jovens que é a espontaneidade.

 

Acho uma graça quando os jovens me dizem que querem uma profissão onde eles possam ganhar dinheiro, e aí eu questiono: "Que tal ganhar dinheiro e ser feliz?" E, eles costumam rir muito.

A curiosidade dos orientandos é muito importante para o processo de Orientação Profissional. Por esta razão, aconselho o jovem fazer muita pesquisa, do curso, das matérias, da instituição, de si próprio. Quanto mais curioso, mais dados, mais informações - maior consciência. 

Qual é o medo do jovem que o impede

de fazer uma boa escolha profissional?

 

O medo do jovem é escolher errado e viver infeliz para sempre.

O jovem não precisa achar que "escolher uma carreira agora" implicará para "sempre" a forma que será sua vida. Pois, até o final da nossa existência, estaremos com certeza fazendo muitas escolhas. Assim, a escolha da profissão é apenas uma delas.

A todo momento, o profissional já formado pode ir agregando coisas ao seu desenvolvimento profissional. Ele estará em plena mudança. Inclusive, com mais maturidade, ele pode querer um dia mudar de carreira, buscando um novo projeto que o satisfaça. Todo mundo é livre para buscar coisas melhores, isso é viver.

 

Entretanto, é ideal que o jovem seja responsável para escolher aquilo que mais o fortalece enquanto ser humano. Para que assim possa ter estabilidade, crescimento profissional e saúde.

No contexto atual, a Orientação Profissional e Carreira é procurada por pessoas que precisam tomar uma decisão, no qual sozinhas não estão conseguindo fazer. 

"Abrindo os olhos" você percebe que quanto mais se esforça, mais coisas boas podem acontecer! 

Maria Cristina Santos Araujo

Psicóloga SP - 06/108.975

Endereço: Rua Abílio Soares, 233, 1º andar,        Paraíso - São Paulo - SP 

PSICOLOGA SP -

  • Instagram

ARTIGOS DE PSICOLOGIA

Os artigos aqui publicados representam alternativas para ajudar pessoas a refletir com conteúdo on-line. Porém, o ser humano não se esgota nisto, pois ele é muito vasto em suas possibilidades.

 

As publicações do Site de Psicologia não têm como pretexto substituir uma consulta profissional a um psicólogo, psiquiatra, neurologista, entre outros profissionais da saúde. 

Aviso Legal - Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98

É proibida a reprodução parcial e integral das informações contidas neste site, tanto em internet quanto em qualquer outro meio de comunicação sem autorização da autora, mesmo que citada a fonte.

 

As informações aqui contidas, podem ser utilizadas para trabalhos escolares, sem que sejam republicados na internet.

O site tem por caráter a expressão de conteúdos de Psicologia. No qual, conta a partir da visão da autora que é psicóloga, e não tem por caráter substituir consulta a um profissional da saúde.

Psicóloga em São Paulo: MARIA CRISTINA S. ARAUJO

CRP: 06/108.975

COMO ENTRAR EM CONTATO?

Apenas marcação de consulta e para tirar dúvidas sobre valores. 

Demais assuntos podem enviar mensagem para:

mensagem@psicorientacao.com

Devido ao grande volume de mensagens recebidas diariamente, serão respondidas "apenas aquelas em que eticamente posso auxiliar".

AVISO IMPORTANTE!

Por questão ética e clínica, não faço interferência terapêutica sobre pessoas que "não são meus pacientes". Espero que você entenda. Um grande abraço!

PSICÓLOGA SP: MARIA CRISTINA S. ARAUJO

CRP: 06/108.975

PSICÓLOGA SP: LILIAN VIEIRA N. LIMA

CRP: 06/39.533

"Abrindo os Olhos"

em breve

Podcast de Psicologia

Com assuntos interessantes

POLÍTICA DE PRIVACIDADE 

20/02/2021

Dados do responsável técnico

Maria Cristina Santos Araujo é psicóloga registrada pelo Conselho de Psicologia do estado de São Paulo (CRP: 06/108.975).

Nesse momento está trabalhando on-line devido a pandemia de covid-19. Sua presença no consultório presencialmente ocorre em casos específicos. Proprietária da empresa: CLÍNICA DE PSICOLOGIA SINGULARIDADE LTDA. – Inscrita no CNPJ 34.929.022/0001-52 – Endereço: R. Abílio Soares, 233, CONJ 11, Paraíso, São Paulo – SP, CEP 040005-000  

 

 

Tipo de informação coletada

  • Arquivo o seu e-mail somente quando você o adiciona no site voluntariamente, através do envio de mensagem por meio do formulário. O arquivo poderá servir futuramente para divulgação de meus trabalhos. Caso o cliente não tenha interesse, pode deixar registrado que não deseja receber e-mails da minha parte.

  • Além disso poderei utilizar ferramentas para medir e coletar informações de navegação, incluindo o tempo de resposta das páginas, tempo total da visita em determinadas páginas, informações de interação com as páginas. A tecnologia utilizada é o Google Analytics. As informações coletadas são utilizadas para melhorias do site, para criação de conteúdos que melhor atendam o público interessado nos mesmos. 

  • O site é hospedado na plataforma Wix.com. A plataforma online me permite apresentar serviços para os interessados. As suas informações podem ser armazenadas no banco de dados do Wix.com. O Wix.com armazena as suas informações em servidores seguros por firewall. O Wix.com está em conformidade com as regras do PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standards (PCI DSS) e é reconhecida como fornecedor nível 1.

Comunicação com os visitantes do site

  • O método de comunicação com o cliente é por meio de e-mail, quando a solicitação do mesmo é possível de ser realizada. Isso ocorre devido ao número de mensagens recebidas diariamente serem elevadas.  O WhatsApp é utilizado apenas para marcação de consulta e para tirar dúvidas sobre serviços.

 

  • A profissional aqui mencionada não pode fazer interferência terapêutica em pessoas que não são pacientes.

Alteração desta Política de Privacidade

O conteúdo desta Política de Privacidade pode ser alterado conforme a necessidade legal da lei ou outros requisitos de cunho jurídico. Sendo dever do cliente observá-lo sempre que efetuar o acesso à plataforma.

  • Pinterest