VESTIBULAR
Superando as Dificuldades
Vestibular, muitos se assustam com esta palavra porque lembram da época em que passaram por isto ou porque está se aproximando o tempo em que irão passar.
Mas Por Que Existe?
A necessidade de verificar se um candidato tem conhecimento suficiente para realizar um curso superior, fez surgir o vestibular.
O número limitado de vagas nas universidades públicas e o grande número de candidatos têm causado reações, normas e regulamentos e tem feito o vestibular permanecer até hoje.
Porque é Considerado Tão Importante?
De forma geral, a sociedade vê nos estudos um meio para melhorar de vida, conseguir oportunidades de trabalho e desempenho. Depende da necessidade de cada um; há quem prioriza a sobrevivência, outro a qualidade de vida, status social, ganho econômico...
Pontos Negativos de Não Passar no Vestibular
Quem não passa no vestibular pode sentir sensação de derrota, abalo na autoconfiança e ainda ter a autoestima diminuída.
Muitas vezes esses jovens que não passam no vestibular são de certa forma vítimas, pois o sistema educacional oferecido em nosso país, não dá a mesma condição de ensino e aprendizagem igual para todos.
Pontos Positivos de Não Passar no Vestibular
Não passar no vestibular poderá servir para o candidato ter mais tempo para pensar melhor no curso que quer fazer. Muitas vezes, norteado pela escolha rápida o jovem decide sem ao menos conhecer a si mesmo.
Assim, o intervalo entre um vestibular e outro serve para ele possa amadurecer e fazer uma escolha mais consciente.
É importante considerar que quando não está fazendo o curso fica mais fácil mudar de carreira. Neste momento os jovens aprendem muito sobre a vida, ficam mais seguros e certos de sua escolha.
Ansiedade no Vestibular
No período do vestibular é esperado que o jovem se sinta um pouco ansioso, o que pode ser positivo se moderado.
Um pouco de ansiedade gera energia e motiva o jovem para lutar pelo objetivo, porém, em demasia ocasiona a insegurança.
O vestibular é gerador do “medo de não passar”. O que o jovem talvez desconsidera é que é do homem criar seus próprios monstros, e que também cabe ao mesmo destruí-los.
O medo poderá ser maior para alguns, enquanto que para outros poderá não ser tão grande assim; depende-se do investimento que se coloca nele, também da importância que se dá.
O medo pode ser substituído por mais dedicação aos estudos.
O jovem não pode esquecer também de reservar alguns momentos para relaxar e descontrair um pouco, pois isso reduz o estresse.
O Esforço
Para muitos jovens o vestibular é um período de sofrimento, porque ao escolher focar nos estudos, é deixado de lado todas as diversões, privando-se durante um ano inteiro de descontrações. Quando se liberam um pouco dos estudos podem sentir culpa.
Passar no vestibular também não é questão de sorte, se a sorte existe neste sentido, então deve andar “lado a lado” de quem mais se esforça, pois quanto mais se estuda mais chance se tem de passar, ou seja, mais sorte se tem.
Dizem que pessoas diferentes agem de forma diferente. O profissional do futuro é aquele que se dedica, que estuda - pois sempre terá algo especial para oferecer a sociedade.
O Apoio
A família e a escola são aqueles que acompanham o jovem durante todo o processo (ou deveriam), são também os que participam das suas conquistas.
Desta forma, a vitória do jovem em passar no vestibular, acaba sendo também a conquista das pessoas que o ajudaram, incluindo os professores e familiares.
Passar no vestibular é um grande ato.
Não conseguir passar no vestibular e persistir é uma lição de vida, no qual o jovem jamais esquecerá.
Pessoas com objetivo encontram forças para superar as dificuldades e crescer.
O apoio vindo da família, professores e amigos servem de incentivo para o jovem persistir.
Mas, o maior apoio é aquele em que o jovem dá a ele mesmo, jamais se desmerecendo, se dedicando e separando um tempo para o descansando.
Persistir é Tudo
Há quem diga que é difícil começar algo novo, principalmente partindo do zero.
Há quem diga que é mais difícil continuar do ponto que se parou.
No Brasil o número de estudantes que iniciam um curso superior e não terminam é tamanho.
Logo, considera-se que no Brasil o número de começos é tamanho.
Não passar no vestibular e persistir é o mais difícil; exige personalidade e vontade.
Por meio da reflexão é possível seguir em frente mesmo após várias tentativas frustradas.
Muitos alunos que passam em universidades públicas ou conseguem bolsas, foram aqueles que por vezes tentaram.
Quantas vezes somos surpreendidos por algo que não sai de acordo em nossa vida? E o que fazemos? Levantamos a cabeça e damos a volta.
Damos a volta naqueles que disseram que não iriamos conseguir, que não acreditaram em nossa capacidade, e que se julgaram superiores a nós.
Damos a volta para dar alegria aqueles que nos amaram em todas as circunstâncias.
Damos a volta porque nos amamos e queremos o melhor para nós.
Você é o Seu Maior Incentivo
Podemos ouvir vários comentários, até mesmo de pessoas que não compartilham das nossas ideias, mas o que cabe a cada um é filtrar - o que dispensar e o que incorporar.
Logo, quem tem que conseguir o melhor para o seu futuro é você mesmo; sendo o seu maior incentivador.
Leve em consideração suas vontades, o mundo de hoje, as capacidades.
A realização dos nossos sonhos acontece se nos dedicarmos com paixão. Por esta razão, a escolha de fazer um vestibular tem que ser pautada sobre um curso que nos completa.
Seja o autor da sua história, o diretor da sua vida e o responsável pela construção da sua trajetória nesta terra.
Estude muito, atualize-se, seja competitivo.
Tire momentos para descansar, se distrair e rir.
Siga em frente, lute, não faça uso das desculpas.
"Passar no vestibular é o encontro perfeito da dedicação deparando-se com a oportunidade."
Maria Cristina Santos Araujo
Direito de todos e felicidade de poucos
