SÍNDROME DE PETER PAN
O Homem Real Nada Ideal
A história de Peter Pan remete a imagem de um garoto que não quer crescer. Em suas aventuras junto com os personagens capitão Gancho, Fada Sininho, Wendy e os garotos perdidos desperta alegria e o prazer da juventude.
Assim como o personagem alguns homens se comportam de forma inconsciente, cuja atitude é de uma criança em corpo de adulto
Mesmo um homem bem sucedido pode sofrer da Síndrome de Peter Pan.
A síndrome de Peter Pan é uma doença?
A síndrome de Peter Pan não é uma doença (embora alguns cometam o suicídio), mas causa sofrimento para a vítima, e quanto mais cedo identificado mais fácil a recuperação.
Na maioria das vezes o homem menino acha que está tudo bem e por isso não procura ajuda.
Quando se é jovem é difícil reconhecer as atitudes de Peter Pan na pessoa, até mesmo devido a rebeldia tão comum nesta época; mas quando mais velho alguns comportamentos não combinam com a idade e então se destaca o problema.
O homem vítima do quadro poderá apresentar alguns ou todos os comportamentos descritos no decorrer deste artigo, nos quais foram pesquisados por Dan Kiley (psicólogo).
O que faz a síndrome ser considerada um problema é quando provoca desequilíbrio emocional, que de forma geral atrapalha o relacionamento e o funcionamento.
Problemas no convívio social
A forma do homem se comportar afasta as pessoas mais próximas, pois costumamente acabam ficando chateadas com a sua imaturidade.
Ele tem a crença de que não faz nada de errado, pois a culpa é sempre dos outros ou das circunstâncias.
O homem nunca muda, porque não se autoquestiona sobre suas atitudes e nunca aprende com as falhas.
Também não sente remorso e muito menos se preocupa com o que faz as outras pessoas. Pedido de desculpas não faz parte do seu repertório, por isto não costuma pensar no que aconteceu.
O homem Peter Pan se acha o dono da razão, não aceita ser contrariado, rejeita conhecimento de técnicos, de diplomados e qualquer outro que tenha estudo aprofundado do assunto no qual se opõe, pois está sempre se julgando superior as outras pessoas.
Em sua busca de perfeição (devido a insegurança que sente) tornar-se muito crítico e reclamão, mas geralmente faz menos do que deveria para melhorar a situação.
Mostra-se furioso quando a raiva toma conta.
Ele apresenta frieza e falta de calor humano em suas relações, e não expressa os sentimentos com facilidade.
Embora se ache muito generoso e que todos se aproveitam desta qualidade dele, é ele que se comporta como egoísta; mostra-se disposto a realizar atividades que é apenas do seu interesse; não se lembra de datas importantes como aniversários e também não dá presentes. Quando ele pede ajuda, logo em seguida ri daquele que o ajudou e também não valoriza.
Suas atitudes fazem com seja odiado facilmente, mas é o amor dos mais próximos que pode incentivá-lo rumo à mudança.
As amizades do homem menino não são profundas.
Relacionamento amoroso
Quanto ao relacionamento amoroso ele se sente melhor sendo indiferente do que gostando de uma mulher, pois o gostar o perturba.
O homem Peter Pan até pode amar, mas devido não ter contato com a emoção acaba demonstrando pouco interesse, não se envolve, é indiferente e quando é carinhoso - em outro momento logo se transforma em alguém totalmente diferente.
O fato de não investir emocionalmente é por temer o fracasso.
A parceira do Peter Pan sente que o parceiro faz pouco caso dela.
Apenas quando há queixas da sua indiferença é que ele dá atenção a mulher, porém, aos amigos, sempre está disposto a ajudar.
O homem com as características de Peter Pan na frente da mulher até pode tratá-la com respeito, mas com os amigos a crítica.
Ele sempre tenta fazer dela uma substituta da mãe no sentido de ser alguém que o proteja, pois se sente inseguro.
Estipula normas para que ela siga a risca, deseja também apoio em tudo que faz e diz.
Só após muita submissão ele achará que a parceira é digna de seu amor.
Ele faz comentários irreais e cruéis com a mulher, ao mesmo tempo em que não entende porque ele mesmo sente tanta raiva dela.
Ele acha que a mulher vai tolerá-lo para sempre.
O dar e receber para ele não existe na relação, pois acredita que não tem obrigação nenhuma com a mulher.
A mulher costuma doar e o parceiro apenas costuma receber.
Se ela se recusa a viver subestimada, ele acha que não está sendo valorizado.
A falta de reciprocidade também é expressa nas relações sexuais, pois desconsidera as necessidades da outra pessoa e só pensa em si, também costuma ser rápido e previsível.
A mulher do homem menino por sua vez acaba se culpando, e acreditando que o problema da relação é ela, embora seja ele que quer as coisas apenas do seu jeito.
Ele aprecia festas, é sempre o último a sair, pois quer aproveitar tudo. Afirma que é fiel, mas nos lugares em que vai flerta com outras mulheres na frente da parceira, embora não aceita que ela faça o mesmo com ele.
Também não tem bom senso para falar de seus desejos por outras mulheres a companheira, sem ao menos considerar que ela possa sentir ciúme, isto se dá ao fato dele considerá-la uma amiga (mãe) no qual pode contar tudo.
A relação com este perfil de homem pode ser frustrante.
Ele não poupará em tratá-la como “mulher de segunda categoria”.
Muitas vezes é a mulher que o sinaliza de seus problemas, é esta iniciativa que pode ajudá-lo, pois apesar dele provocar grande sofrimento nas pessoas, não percebe o que está fazendo e muito menos entende porque tanta revolta existe contra ele.
Falta de coerência no cotidiano da relação
O homem menino não é inteiro com a mulher e a maltrata diariamente.
Quando ela o convida a realizar uma viagem romântica, por exemplo, ele sempre dá um jeito de levar os amigos e a faz sentir-se culpada e egoísta.
Se o homem Peter Pan recebe em sua infância presentes como substitutos da presença dos pais, crescerá achando que afeto pode ser comprado por meio dos mesmos.
Quando se acredita que para ser valorizado terá que comprar as pessoas, ocorre um aumento solidão, e por temer não ser aceito, mascarará a insegurança e não expressará os sentimentos.
Que perfil de mulher pode se dar bem com homem Peter Pan?
A mulher que se dá razoavelmente bem com o estilo de homem Peter Pan é aquela que oferece apoio e proteção, ao mesmo tempo em que ela mesma também é dependente dele e pode sofrer de baixa autoestima.
Nesta relação neurótica Peter Pan se satisfaz porque sente que está protegendo alguém mais frágil.
Uma mulher com mais autonomia o assusta, quando ele se relaciona com esse tipo de mulher procura rebaixá-la ao máximo que puder.
Estilos de mulher que sentem atração por homem Peter Pan
Quem não se recorda das personagens Wendy e Sininho que disputavam o amor de Peter Pan?
Então vamos conhecê-las melhor:
Estilo de mulher Wendy
Mulheres que são submissas, que não fazem questão de ter opinião própria e com tendência a comportar-se como a mãe protetora do parceiro - são as que procuram (inconsciente) pelo estilo Peter Pan.
Também aquelas inseguras que procuram no comportamento uma dependência, no qual a faz sentir- se indispensável na vida dele.
A mulher que gosta deste estilo acredita que o comportamento do parceiro é comum e não tem nada de errado nisto, tem esperança de que a situação mude um dia e se conforma com o que tem.
Esse é o tipo de mulher Wendy que aceita permanecer na relação com Peter Pan.
A mulher Wendy o agrada mais do que a mulher Sininho, pois o comportamento de Wendyreforça o comportamento dele.
Estilo de mulher Sininho
A Sininho da história para aqueles que lembram é mágica, é envolvida por energia e sempre está disposta a ajudar Peter Pan.
Levando o assunto para a realidade - a mulher Sininho tem autoestima e tem vida própria, só que é um perfil de mulher oposto a Wendy.
Quando a mulher de autoestima se sente atraída pelo homem menino é por conta da espontaneidade e atitudes descomprometidas dele que chamam atenção, porém, ela não “abrirá mão” do desejo de que ele cresça.
A Sininho não se conforma de ser tratada com indiferença e exige a mudança, e se não ocorrer ela o abandona.
Devido ser madura, é neste perfil que Peter Pan encontrará o apoio caso decida abandonar a Terra do Nunca, ou seja, superar a síndrome de Peter Pan.
O homem consciente é mais inteiro nas relações quer seja com os amigos, filhos, parentes, esposa. Mas para isto, tem que estar disposto a abandonar o seu mundo de fantasias, onde só há espaço para ele mandar e viver em sua solidão.
Toda mulher Wendy pode tornar-se Sininho
Toda mulher Wendy é capaz de tornar-se Sininho e direcionar suas energias a algo valioso. A mulher que deseja parar de ser Wendy deve-se reorganizar internamente para depois procurar ajudar o parceiro.
Ela tem que observar quais são as características de Wendy presentes nela e a partir disso procurar mudar.
Porém, há homem Peter Pan que quer permanecer na Terra do Nunca e não deseja ter uma
Sininho ao lado o forçando crescer.
Ao se transformar a mulher Wendy deverá ter a consciência de que poderá perdê-lo, mas porque ele mesmo escolheu permanecer no lugar onde está.
Se a mulher Wendy fingir ser uma Sininho e ameaçar acabar com o relacionamento e não fizer, ele não a respeitará, e o desdenho por ela aumentará.
Mas, não há problema algum se a mulher quiser permanecer Wendy, porém, terá que se conformar que no relacionamento sempre terá o papel que atualmente exerce e o parceiro não mudará.
Somente o perfil de mulher Sininho (autoconfiante) poderá ajudar o homem Peter Pan a sair da Terra do Nunca e vencer a síndrome.
O homem Peter Pan e a “Terra do Nunca”
Festa
Pensando na diversão, o homem é capaz de passar dos limites, e quanto maior a idade mais necessidade apresentará em estar sempre fazendo alguma coisa (ele não consegue ficar parado).
Tristeza
O homem menino tenta disfarçar a tristeza por meio da encenação de uma inabalável alegria, com risos altos e piadas preconceituosas.
Ele também adora ser o centro das atenções, mas quem o conhece de perto observa suas atitudes cruéis e agressivas.
Racismo
Este perfil de homem fala com racismo de grupos opostos a opinião que tem de “certo e errado” de “melhor e pior” em relação a orientação sexual, cor de pele, credo e fator sócio econômico.
Vício
O homem Peter Pan pode apresentar problema com a bebida, pois se usa dos abusos com a desculpa de que é para relaxar, mas na verdade ele tenta se aliviar por meio de vícios (drogas, cigarros, bebidas) do pouco valor que ele mesmo se dá.
Quando o homem chega a um nível de sofrimento insuportável acaba desejando a mudança, em alguns casos ocorre o suicídio.
"EU - uma palavra tão pequena, tão quanto forte."
Maria Cristina Santos Araujo



