
MELHORA A MEMÓRIA SEGUNDO A CIÊNCIA
EXERCÍCIO FÍSICO
Todos nós queremos ter uma memória saudável, precisa e que funcione adequadamente a qualquer instante, para isso devemos tratar nosso cérebro bem.
O tratar bem envolve alimentação de qualidade, atividade cerebral, boa noite de sono e exercício físico.
Atividade Física Para Exterminar o Estresse
Você já deve ter conhecido pessoas que falam que vão fazer uma caminhada para relaxar ou que vão para a academia para descansar?
Por vezes, pode soar estranho fazer atividades para descansar, mas é o que acontece.
Quando estamos no cotidiano exercendo nossas atividades muitas vezes temos tensões devido às cobranças que recebemos constantemente, quando saímos de um ambiente que sufoca, mesmo que em atividade física, existe algo que traz descanso mental; que é a ausência de pressão psicológica.
Com a prática de exercício físico podemos aprender, por exemplo, a observar nossos batimentos cardíacos, a considerar nossos limites, a respirar.
A respiração correta é algo que fica para trás quando estamos ansiosos, principalmente em situação de estresse.
Durante os estudos e até mesmo no dia da prova os alunos ficam ansiosos devido à importância que dão ao fato de terem o futuro praticamente em suas mãos, para alguns é a primeira vez que não dependem dos pais para fazer algo tão importante.
Coração bate rápido, respiração curta, tremores no corpo; alguns estudantes ficam tão estressados que em pouco tempo a memória é prejudicada.
Às vezes, o aluno não ficou só nervoso no dia da prova, ocorre que a situação onde envolveu ansiedade, nervoso, noites mal dormidas e por aí em diante pode já estar presente há muito tempo, inclusive meses.
Em dado momento tudo que nos prejudica com o estresse vem para fora em forma de sintomas, e o resultado não é nada agradável.
A atividade física no qual muitos desconsideram por achar perda de tempo, cria um padrão de respostas que atuam contra o estresse.
A Visão da Ciência Sobre o Exercício Físico
A memória segundo a ciência pode ser beneficiada com a prática de exercícios físicos. Considera-se importante que todas as pessoas pratiquem regularmente, principalmente estudantes de concurso público e de vestibular, no qual, fazem um esforço tamanho para guardar uma série de informações em praticamente pouco tempo.
O ideal é que seja feita pelo menos duas a três vezes por semana atividade física. Se comparar ao benefício que trará; uma hora separada para atividade física não será tempo perdido, pelo contrário, será tempo ganho, porque o cérebro melhorará o desempenho.
Pesquisas já comprovaram que a atividade física além de manter o corpo mais saudável, também ajuda na memória, além de aliviar o estresse, muito comum em tempos de prova.
Em um estudo sobre os benefícios dos exercícios físicos pesquisadores da universidade de Ohio, EUA, observaram que a pratica de pedalar bicicleta aumenta os processos de atenção, memória e concentração.
Ficou também comprovado que pessoas praticantes de atividades físicas exercem reflexos mais rápidos - como o pensamento - em relação a outras que não praticam nada.
Não pense que para isso é necessário grande esforço ou muitas horas para obter os benefícios; um nado, uma caminhada ou uma corrida por trinta minutos poderá fazer a diferença.
Qual Atividade Física Deve Fazer?
Se você é daqueles que não gosta de uma academia, procure fazer atividades que lhe traga satisfação pessoal, caso contrário facilmente poderá se desmotivar e parar.
As pesquisas apontam que atividades aeróbicas, por exemplo, fazem muito bem a memorização e ao desempenho cerebral.
Lembre-se: Quem fará a prova não será só o seu cérebro, mas sim todo o corpo.
Durante os estudos não esqueça também de fazer alongamentos, procure ficar numa postura adequada para não forçar a coluna e nem outra extremidade do corpo.
O corpo apesar de ser dividido pela ciência em partes para facilitar a sua compreensão, representa uma unidade física - que é você.
Então, trate bem do seu material de conquista!
O sucesso ocorre quando você aproveita todo o processo.
Maria Cristina Santos Araujo
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALBERT, E.; URURAHY, G. Como tornar-se um bom estressado. Rio de Janeiro: Salamandra, 1997.
BALLONE, Geraldo José. et al. Da emoção à lesão: um guia de medicina psicossomática. 2. ed. São Paulo: Manole, 2007.
DATTI, Denizard. Mecanismos e prevenção do stress. Rio de Janeiro: Editora Rosa
dos Tempos, 1997.
FERRETTI, C.J.; et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
GUYTON, A. C.; HALL, J. E. et al. Tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011
BOCK, S. D. (1995). Concepções de indivíduos e sociedade e as teorias em orientação profissional. Em A. M. B. Bock, C. M. M. Amaral et al. A escolha profissional em questão (2ª ed.), São Paulo: Casa do Psicólogo. p. 61-70.
Palavras mais buscadas no texto: como melhorar a memoria, melhorar a memoria, como melhorar a memória, melhorar memoria, estresse, stres, estrese, vestibular, estudar para vestibular

